O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Ponte Wupper em Opladen / Ağırbaş & Wienstroer

Ponte Wupper em Opladen / Ağırbaş & Wienstroer

Ponte Wupper em Opladen / Ağırbaş & Wienstroer
Ponte Wupper em Opladen / Ağırbaş & Wienstroer, © Thomas Mayer
© Thomas Mayer

© Thomas Mayer

A cidade
O “Ludwing-Rehbock-Anlage” é um parque histórico da década de 1930. A área de recreação com represas artificiais, pontes, ruas e a “Stairway to Heaven”, cria um vínculo entre a zona de loteamento Frankenberg, à direita do rio Wupper, e o centro de Opladen no lado esquerdo.

© Thomas Mayer

A ponte
Como a ponte existente, que será demolida devido à sua idade avançada, a nova ponte está restringida pela vegetação dos arredores. Os arquitetos colocam a cor verde da natureza contra o vermelho do aço, resistente a intempéries, no corpo massivo da ponte, em ambos os lados do rio.

© Thomas Mayer

É jogo entre peso e leveza, um diálogo de luz e sombra, de grandes e pequenos. Com um banco no centro do caminho, a ponte não é somente um edifício de trânsito sobre o rio, mas também um lugar para se relaxar, como um “banco de praça”.

© Thomas Mayer

A construção
A seção média acima do rio Wupper atende aos esforços dos campos periféricos e tem uma largura de 17m. O meio e o extremo das vigas transversais são construídos na forma de uma caixa fechada. As vigas em balanço estão dispostas como um duplo T de seção transversal, e a altura da caixa de seção estende-se sobre o grid de piso da ponte. A superfície da aba superior é formada como uma superfície de assento, com um revestimento de madeira.

© Thomas Mayer

O revestimento da ponte, na metade dela, é formado por redes autossuficientes que se apoiam nas barras transversais. Os campos divisórios são extremamente duráveis, de baixa manutenção e também bastante econômicos.

© Thomas Mayer

O uso do aço de reutilizável é sustentável e caracteriza a estrutura. Os planos detalhados para o uso de aços resistentes a chuvas garantiram um rápido escoamento da água. A pré-fabricação, combinada com uma instalação simples, garantiu uma construção rápida e de qualidade.

Planta e fachada

A proporção de ouro
A analogia entre as proporções de sons e formas visíveis tem, desde os gregos, não só uma especulação teórica, mas uma firme crença em uma estrutura matemática e harmônica da natureza. Adaptando esta ideia de harmonia na arquitetura, este projeto baseia-se no tratado da proporção de ouro, e tenta provar este credo artístico em 2012.

Ficha técnica:

Cita: Marina de Holanda. "Ponte Wupper em Opladen / Ağırbaş & Wienstroer" 03 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/68309/ponte-wupper-em-opladen-agirbas-e-wienstroer> ISSN 0719-8906