O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2012: ‘Migrating Landscapes’ representará o Canadá

Bienal de Veneza 2012: ‘Migrating Landscapes’ representará o Canadá

Bienal de Veneza 2012: ‘Migrating Landscapes’ representará o Canadá
 Bienal de Veneza 2012: ‘Migrating Landscapes’ representará o Canadá , “In between the countryside and the city” de Jean-Nicolas Bouchard e Philippe Charest, 2011-2012, 20cm x 8 cm x 91 cm, © Grajewski Fotograph Inc.
“In between the countryside and the city” de Jean-Nicolas Bouchard e Philippe Charest, 2011-2012, 20cm x 8 cm x 91 cm, © Grajewski Fotograph Inc.

Migrating Landscapes apresenta uma distinta visão arquitetônica canadense que se solidariza com uma tendência mundial de aumento da mobilidade – não só de pessoas, mas também de culturas e, mais importante, aspirações pluralistas. Como cada vez mais as pessoas se movem ao redor do mundo, a questão da imigração possuem desafios a todos os níveis – que esta exposição enquadra em torno dos temas de ‘arranjo’ e ‘desarranjo’. Migrating Landscapes pretende explorar estes temas de uma forma que evidencia o compromisso do Canadá com a diversidade, abertura e pluralismo democrático.

“Meta” de Jason Hare, 2011-2012, 33cm x 40cm x 74cm, © Grajewski Fotograph Inc..

Migrating Landscapes foi selecionada por uma competição nacional com jurados com a entrada oficial do Canadá para a 13ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia. Realizaram a  organização e curadoria  5468796 Architecture e Jae-Sung Chon, que se uniram  neste projeto para formar uma nova entidade: a Migrating Landscapes Organizer (MLO). A MLO convidou, através de um concurso nacional, jovens arquitetos e designers canadenses a partir de uma ampla gama de experiências culturais e educacionais para criar maquetes em escala de ‘habitações’ e vídeos considerando o tema ” memórias culturais”. A exposição resultante é uma encenação de “arranjo-desarranjado”, que discute as várias formas de memórias migradas e de como elas são integradas em uma nova “paisagem” modular.

Migrating Landscapes Exibição Nacional, 2012, 60sqm, © Grajewski Fotograph Inc..

Este trabalho tem aparecido em exposições regionais em todo o Canadá: em Vancouver, Calgary, Saskatoon, Winnipeg, Toronto, Montreal e Halifax. Júris locais selecionaram os vencedores de cada exibição regional que participaram da exposição nacional na Galeria de Arte de Winnipeg. Dezoito vencedores nacionais, incluindo profissionais, acadêmicos e estudantes, foram selecionados por um júri de prestígio nacional composto por Eleanor Bond, Ian Chodikoff, Cormier Anne, Kuwabara e Bruce Patkau John. Juntamente com MLO, esses vencedores nacionais representarão o Canadá em Veneza como um jovem e arquitetônico “Team Canada”.

Migrating Landscapes Exibição Regional de Alberta, 2011, 35sqm, © Ryan Archer.

O tema da ‘Common Ground’ entra em ressonância com Migrating Landscapes, que questiona temáticas sócio-políticas, a migração de pessoas e ideias, e, em sua essência, expõe as pessoas com atitudes de outros, consciente ou inconscientemente. Ao mesmo tempo, Migrating Landscapes propõe questionamentos sobre a arquitetura contemporânea que é praticada em várias culturas e negociada através de fronteiras políticas e sociais.

Migrating Landscapes Exibição Regional de Manitoba , 2012, 45sqm, © Jacqueline Young.

Migrating Landscapes estará em exposição no Pavilhão do Canadá na 13ª Exposição Internacional de Arquitetura  – La Biennale di Venezia de 29 de agosto a 25 de novembro de 2012.

A participação oficial canadense na 13ª Exposição Internacional de Arquitetura –  La Biennale di Venezia é coordenada e apoiada generosamente pelo Architecture Canada | RAIC e pelo Conselho Canadá para Artes.

Para mais informações sobre Migrating Landscapes  visite o site: http://migratinglandscapes.ca/.

 

Sobre este autor
Camila Bortoluzzi
Autor
Cita: Camila Bortoluzzi. " Bienal de Veneza 2012: ‘Migrating Landscapes’ representará o Canadá " 12 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/63763/bienal-de-veneza-2012-migrating-landscapes-representara-o-canada> ISSN 0719-8906