O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Monumento Vaclav Havel / Libor Šenekel

Monumento Vaclav Havel / Libor Šenekel

Monumento Vaclav Havel / Libor Šenekel
Monumento Vaclav Havel / Libor Šenekel, Cortesia de Libor Šenekel
Cortesia de Libor Šenekel

Projetado por Libor Šenekel, o Monumento Vaclav Havel é um símbolo da determinação e legado humano, e que mesmo uma única pessoa é capaz de mudar o curso da história. Vaclav Havel tornou-se inesquecível por muitos como um símbolo de rebeldia e determinação humana, que nos lembra de que qualquer pessoa é capaz de grandes feitos. Assim como hoje o monumento está contra o poder enorme da água, que tenta devorá-lo, Vaclav Havel, e muitos outros, ia contra o poder opressor político. O memorial é concebido para fascinar quem o observa a partir da água, para inspirar o medo assim como a coragem, para atrair e adentrar no desconhecido.

Cortesia de Libor Šenekel

A localização do projeto segue logicamente os principais lugares de atividade de Vaclav Havel. Triângulo imaginário formado pelos apartamentos de Havel na orla e do centro intelectual-teatral da comunidade artística, da qual por décadas Havel foi uma das figuras mais marcantes na margem direita do rio Vltava e do Castelo de Praga. Não apenas Havel, mas milhões de pessoas se juntaram à luta contra a opressão e a injustiça. O memorial deve despertar em si diversos sentimentos nas pessoas.

Cortesia de Libor Šenekel

O monumento possui 75m de comprimento, 5m de largura e 2m de profundidade. Seus comprimentos foram obtidos a partir da duração da vida de Havel, 75 anos. A altura média humana foi determinante para calcular as profundezas do memorial, para que um visitante passe pelo monumento numa grelha de metal de 30cm na parte inferior da instalação e assim consiga ver o rio Vltava no nível dos olhos. A largura escolhida é o resultado de vários estudos. A visibilidade e uma sensação de interminável abismo de água possui um papel fundamental, bem como o efeito da água em cascata, que estreitam o memorial nas suas bordas.

Cortesia de Libor Šenekel

Era imprescindível achar a forma ideal de modo que a água formasse uma parede d’água e não se tornasse uma neblina. Como foi visto, a solução ideal era uma borda limpa inclinada. Também foi necessário resolver a coloração da água em cascata, que tende a mudar a sua cor para um branco-transparente, enquanto a água no Vltava é verde escura. A unificação da coloração é assegurada pelo revestimento em pedra de quartzo verde. O mesmo material é utilizado como pavimento no espaço inferior à grelha de passagem, que fica ligeiramente submerso em água, criando o efeito de caminhar sobre a água.

Implantação

O memorial é acessível por barcos, toda a vizinhança da ilha de Strelecký é uma área que a navegação só é permitida apenas para barcos não motorizados. A iluminação noturna é oferecida por uma tira de luzes LED, que está situada no impacto da água sobre a superfície interior do monumento. Esta localização das luzes garante que elas se espalhem uniformemente ao redor da cachoeira. O princípio do fluxo de água e seu posterior escoamento são relativamente simples, a água flui para o monumento em torno de seu perímetro, através dos furos de drenagem – que estão ligados ao sistema de tubos sob a ponte Novtony – a água é drenada de voltada para o rio. Cada furo é protegido por uma grelha que evita entupimentos.

Diagrama de visuais

A ponte Novotny é ideal para a descarga de água sem o uso de outras instalações devido à diferença dos níveis. O lugar oferece também uma grande reserva durante um maior fluxo de água no Vltava. O monumento todo está ancorado por pilotis e não interfere no leito do rio.

Geometria

 

Cita: Victor Delaqua. "Monumento Vaclav Havel / Libor Šenekel" 28 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/61079/monumento-vaclav-havel-libor-senekel> ISSN 0719-8906