O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante NOMA Lab / GXN (Innovation Unit of 3XN)

Restaurante NOMA Lab / GXN (Innovation Unit of 3XN)

Restaurante NOMA Lab / GXN (Innovation Unit of 3XN)
Restaurante NOMA Lab / GXN (Innovation Unit of 3XN), © Adam Mørk
© Adam Mørk

Nova Inspiração

Como os números colocaram o restaurante no ranking do theworlds50best.com por dois anos consecutivos, as expectativas para uma inovação criativa no NOMA estão mais altas do que antes. Nisso residia a necessidade de uma ‘experimentarium’ inspirador, onde os chefes pudessem continuar a evoluir ainda mais suas habilidades e desenvolver a cozinha nórdica. Este projeto foi dado a 3XN’s Innovation Unit, GXN, cujo projeto experimental foi uma jogada excelente para a gastronomia inovadora de NOMA.

© Adam Mørk

Estamos felizes em trabalhar com GXN na transformação de nossas antigas salas de encontro. O resultado é ótimo e tem contribuído não apenas com o espaço, mas também com a organização cotidiana e com a inspiração,” disse o fundador e chefe de NOMA, Rene Redzepi.

© Adam Mørk

Chefe de GXN, Kasper Guldager Jørgensen, refere-se ao projeto como um livro de receitas arquitetônico e diz sobre a colaboração: “Nos movemos em mundos paralelos. O engajamento dedicado e criativo de NOMA em gastronomia é similar de diversas formas ao uso experimental de novos materiais e ingredientes no mundo arquitetônico.”

© Adam Mørk

Nórdico, Cru e Divertido

O NOMA Lab é conectado ao NOMA, localizado em um antigo armazém, um dos edifícios protegidos segundo o registro nacional. As severas restrições significaram que GXN foi demandado para projetar o interior do edifício sem que se usassem qualquer prego em paredes e pisos. A abordagem foi projetar quatro unidades centrais multifuncionais de armazenamento, cada uma composta simplesmente por mais de 500 cubos de madeira. Curvando-se descontraidamente através do espaço, estas unidades dividiram os 200m² do ambiente em áreas menores que acomodaram o Food Lab, o jardim de ervas, áreas dos funcionários e escritório. Cru e simples, através das cores e formas, o edifício captura a estética particular nórdica. De acordo com a filosofia do restaurante, o NOMA Lab é exclusivamente desenvolvido com o uso de materiais nórdicos.

© Adam Mørk

As formas orgânicas das peças do mobiliário destacam-se através do uso de iluminação integrada, que também dão ao interior um aspecto mais leve. A iluminação adicional é proporcionada pela lâmpada STAR exclusivamente desenvolvida por GXN, cuja luz refletiva projeta sombras geométricas dramáticas no ambiente.

© Adam Mørk

Quebra-cabeça tridimensional

O NOMA Lab tem sido uma oportunidade para GXN experimentar métodos digitais de projeto. “Para o projeto, desenvolvemos um “living software” que possibilitou o envio de desenhos diretamente para a fabricação pelo computador. É um pouco similar a ideia de imprimir um texto que acabou de ser digitado – mas ao invés disso, estamos imprimindo peças de mobiliário,” explica Kasper Guldager Jørgensen sobre o método de projeto. Na prática, significou que o interior foi entregue como um quebra cabeça tridimensional de mais de 5000 peças que foram montadas sem a ajuda de um marceneiro.

© Adam Mørk

Além das peças “diretamente do computador para a impressora”, os fabricantes de mobiliário GUBI, CPH Square e Gaggenau foram os principais colaboradores para o NOMA Lab.

© Adam Mørk

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:GXN (Innovation Unit of 3XN)
  • Ano: 2012
  • Área construída: 200 m²
  • Endereço: Strandgade 93, 1401 Copenhague Dinamarca
  • Tipo de projeto: Bares e Restaurantes
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira e Concreto
  • Localização: Strandgade 93, 1401 , Copenhague, Dinamarca
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: GXN (Innovation Unit of 3XN)
  2. Equipe de projeto: Kim Herforth Nielsen, Kasper Guldager Jørgensen, André van Leth, Lila Held, Morten Norman Lund, Lars-Erik Eriksson, Pedram Seddighzadeh, Matthew Scarlett, Bjørk Christensen, Kyle Baumgardner, Elliot Mistur, Tore Banke, Simon McKenzie e Jacob Hilmer

 

Sobre este escritório
GXN (Innovation Unit of 3XN)
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Restaurante NOMA Lab / GXN (Innovation Unit of 3XN)" 03 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/57611/restaurante-noma-lab-gxn-innovation-unit-of-3xn> ISSN 0719-8906