O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Cabeço do Resto / MSB Arquitectos

Casa Cabeço do Resto / MSB Arquitectos

Casa Cabeço do Resto / MSB Arquitectos
Casa Cabeço do Resto / MSB Arquitectos, © MSB Arquitectos
© MSB Arquitectos

© MSB Arquitectos

Casa “Cabeço do Resto” . Um refúgio a balouçar na montanha

© MSB Arquitectos

O terreno parece pouco apropriado para a construção com um declive muito acentuado, que se estende de Sul para Norte. O primeiro impacto é o de uma extrema dificuldade para a implantação de uma moradia. O projecto procura dar uma primeira resposta a esta contrariedade, recusando moldar o terreno com muros de suporte, e tirando partido do declive para “soltar” o programa da casa, dividindo o volume em duas plataformas separadas, conectadas com um elemento vertical que une estes dois momentos.

© MSB Arquitectos

A nossa proposta parte do entendimento que fizémos do terreno, o qual, estando virado a Norte, não permite uma exposição solar ampla. Por isso, o nosso edifício ter· de ser implantado o mais acima possível para que a casa possa receber o sol que vem de Sul. A vista, no entanto, encontra-se a Norte, e por isso a casa ter· que receber a luz nas fachadas viradas a Sul, encontrando-se voltada para a vista de Norte. Por outro lado, o declive nesta zona do terreno é tão acentuado que a casa tem de se soltar em 3 volumes para se poder fixar convenientemente. Estão lançadas as bases do projecto: 2 volumes que dividem o programa em zona de carácter mais público (piso de chegada), e zona privada (piso inferior), ligados por um terceiro volume que os une através de um acesso.

Planta pavimento 0

O primeiro volume alberga a garagem, o hall de entrada, a cozinha com lavandaria e uma casa de banho de apoio à sala, encontrando-se anichada na zona do terreno que tem a melhor vista, balançando de forma dramática entre a faixa de terreno que nos é proporcionado. O segundo volume encontra-se mais abaixo, também ele anichado ao terreno existente, onde se encontram todos os quartos de dormir e respectivas instalações sanitárias. Estes volumes encontram no declive natural do terreno a sua implantação, procurando estender a moradia pelo terreno, e desdobrando as suas coberturas em espaços verdes que podem ser reaproveitados.

© MSB Arquitectos

Temos assim uma casa que se insere suavemente num terreno difícil, que procura tirar partido das dificuldades que a topografia nos oferece, voltada para a vista, mas com preocupações de aproveitamento da luz que vem de Sul. Não se pretendeu contrariar este terreno, antes inserir a casa sem escavações, sempre numa perspectiva de uma integração suave no territóio, através de uma arquitectura que tem um gesto de grande naturalidade com a envolvente.

© MSB Arquitectos

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MSB Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 238 m²
  • Endereço: Ilha Santana Madeira Portugal
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Ilha Santana, Madeira, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos:  MSB Arquitectos
  2. Colaboradores: Miguel Malaguerra, Susana Jesus, Bruno Martins, Hugo Aires

Sobre este escritório
MSB Arquitectos
Escritório
Cita: Jorge Alves. "Casa Cabeço do Resto / MSB Arquitectos" 30 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/56965/casa-cabeco-do-resto-msb-arquitectos> ISSN 0719-8906