O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Genius Loci / Bates Masi + Architects

Genius Loci / Bates Masi + Architects

Genius Loci / Bates Masi + Architects
Genius Loci / Bates Masi + Architects,  Michael Moran
Michael Moran

Michael Moran

Montauk, uma pequena comunidade costeira localizada em Nova Iorque, possui características que a define como única: o clima é imprevisível, com neblinas e ventos; a história é mais próxima do folclore, com estórias do Montauk Project Conspiracy, submarinos alemães e, mais recentemente, o monstro de Montauk, misturando fato e ficção.

Michael Moran

Estruturas reminiscentes do passado como uma torre de radar e bunkers são dispersos através da paisagem que acolhe uma população diversa em termos econômicos e que participa de uma migração sazonal.

Michael Moran

Os clientes poderiam ser etcolhido passar as férias em qualquer lugar do mundo, mas foram atraídos a Montauk, pelas características que fazem dela singular em relação a outras áreas. Essas características incorporam o “Espírito de Montauk” e o desafio lançado aos arquitetos foi projetar uma casa que pudesse capturá-lo.

Michael Moran

Nessa tentativa, a casa fortalece ao lugar, que antigamente abrigava um haras, com pastos verdes, localizado em um dos pontos mais altos de Montauk. A obra é incrustada na encosta íngreme da colina e ainda assim não compromete o acesso externo e de luz natural.

Se a vemos pelo lado sul, a casa parece ser duas diferentes; já pelo norte revela um projeto mais extensivo, utilizando a tipologia convencional de edificações de Montauk com telhado baixo de duas águas e modificado pela geometria dos elementos que circundam o volume da obra. A disposição geométrica é aparente na entrada e inesperadamente limpa; a cumeeira é deslocada e as paredes convergem diretamente a vista do observador para o oeste do lago. Tal ilusão óptica é visível do lado sul e lança diferentes perspectivas para novos olhares, assim como revela numerosos detalhes.

Michael Moran

Os detalhes arquitetônicos da casa acontecem em momentos inesperados. Uma ponte de placas de madeira unifica os dois volumes feitos de cedro, permitindo que a luz atravesse o vidro e penetre no pátio abaixo. A grelha de cedro da ponte é vista diferentemente do dia para a noite: ela cria a impressão de ser achatado durante o dia, mas quando a noite cai, a luz escorre para fora em um padrão ondulado mostrando a forma das partes escuras da borda. O elemento de pedra é dotado de leveza, como algumas peças removidas do padrão da parede para deixar a luz entrar na área de hóspedes. Esse detalhe reforça a grande ideia do imprevisto surpreendente.

Michael Moran

Para quem está na casa, não há caminhos de circulações direcionados estritamente, encorajando diferentes encontros pelo espaço. Pode-se entrar por baixo da ponte, que emoldura o céu embaixo e acima de uma série de terraços revelando as colinas e o oceano a uma distância, mostrando ao visitante uma paisagem que contorna casa. Pode-se também subir a escada de acesso externo que conecta diretamente as escadas do interior, separada por uma parede de vidro.

Michael Moran

Um hóspede na casa pode se deslocar por um terraço de pedra que envolve o lado externo da área de hóspedes, pelo o pátio de entrada e em volta da piscina, sem ter que entrar na casa. Todas essas opções de percursos produzem diferentes experiências para quem percorre a edificação.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Bates Masi + Architects
  • Ano:
  • Área do terreno: 650 m²
  • Endereço: Montauk Noa Iorque Estados Unidos da América
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Em Construção
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Montauk, Noa Iorque, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Bates Masi+ Architects
  2. Construtora: Davis Builders Inc.
  3. Design de Interiores: Bates Masi + Architects w/ Victoria Pryor
  4. Paisagistas: Bates Masi + Architects
  5. Mobiliário: Bates Masi + Architects
  6. Engenheiro Estrutural: Steven L. Maresca

 

Sobre este escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "Genius Loci / Bates Masi + Architects" 15 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/53937/genius-loci-bates-masi-mais-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.