O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Pentimento / Jose María Sáez & David Barragán

Casa Pentimento / Jose María Sáez & David Barragán

Casa Pentimento / Jose María Sáez & David Barragán
Casa Pentimento / Jose María Sáez & David Barragán, Cortesia Jose María Sáez & David Barragán
Cortesia Jose María Sáez & David Barragán

Caminho dos Vasos

Um jardim e uma cliente sem medo. Uma arquitetura pura para conectar com o entorno. Construído com uma única peça pré-fabricada de concreto, que pode ser colocada em quatro maneiras diferentes que resolve a estrutura, paredes, mobiliário, escadas e até a fachada do jardim que origina o projeto. Exteriormente, um grid neutro camufla-se como uma cerca ou muro. Dentro, cada parede é diferente e se encaixam nas escalas, funções e posições necessárias.

Cortesia Jose María Sáez & David Barragán

Uma plataforma de concreto serve como fundação e adapta-se à topografia desviando ou incorporando as árvores. Na plataforma ergue-se o sistema pré-fabricado. As peças são inseridas nas hastes de ferro ancoradas na plataforma com cola epóxi. Essas hastes e elementos de trabalho entre peças geram um estrutura rígida de pequenas colunas e lintéis são adequadas especialmente aos declives da área.

Cortesia Jose María Sáez & David Barragán

Os interstícios entre as peças são deixados abertos em alguns pontos, e em outros são fechados com um acrílico transparente ou translúcido e ripas de madeira, e tornam-se filtros da vegetação e da luz. Interiormente, os mesmos rasgos ajudam a suportar alguns pedaços de madeira que são transformados em prateleiras, mesas e degraus.

Cortesia Jose María Sáez & David Barragán

A casa ignora possíveis acabamentos. A fundação é misturada com pigmento preto e um aditivo endurecedor para tornar-se o acabamento do piso. Os vasos, as peças pré-fabricadas, ficam em concreto tanto no interior quanto exterior. A madeira no interior e a vegetação no exterior são sempre uma importante parte do projeto. No nível superior the lookout torna-se o espaço principal e rouba a atenção a outros elementos, permitindo a passagem do ar e luz, alinhando as vistas das montanhas. Seu papel é o de vincular o usuário com a natureza circundante.

Cortesia Jose María Sáez & David Barragán

A BENÇÃO DO PEQUENO ORÇAMENTO

Economia, simplicidade e claridade. Forçado a encontrar para a tarefa, a limitação do orçamento nos leva nessa direção: despojado de uma busca de acessórios, redução e simplificação do processo construtivo. Trabalhando com a luz, natureza, o clima e materiais viáveis. Poucos materiais e a claridade para usá-los.

Planta

Austeridade libertadora, permitindo o deleite e a conexão com a natureza.  Síntese arquitetônica, que se apoia em um pequeno número de suas próprias leis. Uma única peça, uma única ação construtiva do empilhamento dos vasos. Uma arquitetura diluída na natureza, o exterior é uma extensão vertical do jardim, e no interior o mobiliário minimalista. Uma parede dos vasos que se converge para o ambiente e o usuário.

Detalhe Axonométrico

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Jose María Sáez e David Barragán
  • Ano: 2008
  • Endereço: La Morita, Tumbaco Quito Equador
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto e Concreto
  • Localização: La Morita, Tumbaco, Quito, Equador
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Jose María Sáez e David Barragán
  2. Colaboradores: Alejandra Andrade

Informação Complementar:

  1. Construtor: Jaime Quinga
  2. Elementos pré-fabricados: Héctor Sánchez
  3. Engenheiro: César Izurieta

 

 

  1. Fotografias: Raed Gindeya, Jose María Sáez

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa Pentimento / Jose María Sáez & David Barragán" 06 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/52713/casa-pentimento-jose-maria-saez-e-david-barragan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.