Casa na Serra Norte de Sevilha / Felipe Palomino

Nos comunicamos através do espaço. Quando construímos nossa arquitetura projetamos os espaços tendo em vista como estes vão influir nos futuros moradores.

© Pablo Fernández Díaz-Fierros

Gostamos dos espaços abstratos, são espaços sem referências a outros já conhecidos. Eles obrigam ao individuo experimentá-los de um modo consciente, devido a essa ausência referencias já experimentadas e apreendidas dentro de nossos códigos mentais.

© Pablo Fernández Díaz-Fierros

Os espaços abstratos requerem a inter-relação do indivíduo, e este tem que se definir claramente frente a eles. Muitas pessoas sentem muita insegurança nesses espaços graças à falta de referências, mas outras se deleitam com as fortes sensações transmitidas pelo lugar.

© Pablo Fernández Díaz-Fierros

Estes espaços convidam à meditação, pois te fazem se sentir parte do que te rodeia. A casa começa a tomar forma como uma tentativa de despejar todo o seu desenvolvimento em um espaço no qual o exterior não penetre diretamente. A ausência de janelas é o maior exemplo dessa intenção. Dois grandes pátios interiores dão ventilação a todo o conjunto. Tentamos criar uma habitação que passará despercebida, que não altere seu espaço circundante. Com essa premissa do projeto e a sensibilidade em relação ao meio natural é concebido um projeto em um só nível e com uma funcionalidade claramente diferenciada.

Planta

Cria-se um espaço interior que se soma aos dois pátios, buscando assim uma proximidade com a arquitetura árabe. A entrada tangencial evita às vistas diretas, que não acontecem em nenhum ponto da casa, rompendo assim com qualquer eixo que possa proporcionar uma imagem do conjunto. A construção ainda é enterrada, buscando as melhores condições tanto térmicas como de controle, em um entorno no qual as temperaturas são extremas. O teto jardim faz o projeto se inserir no entorno de uma forma delicada e aproveitando-se da prolongação do pasto. Pode-se dizer que a casa é concebida como um espaço íntimo que se soma ao espaço natural.*

© Pablo Fernández Díaz-Fierros

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Felipe Palomino
  • Ano: 2004
  • Área construída: 116 m²
  • Endereço: Fazenda na Serra Norte Sevilha Espanha
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Pedra
  • Estrutura: Pedra
  • Localização: Fazenda na Serra Norte, Sevilha, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: Felipe Palomino
  2. Colaboradores: José Luis Arguelles Hernández, Román Fernéndez Rubiales, Pablo Manuel Millán Millán
  3. Técnico: Antonio Fernández Fraidía, Carmen Ferrera Sánchez
  4. Engenheiro: José Grande Caballero
  1. * Memorial pelos arquitetos.
  2. Ano: Abril – Julho 2004
  3. Orçamento no contrato da obra: 72.000 €

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa na Serra Norte de Sevilha / Felipe Palomino" 04 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-52220/casa-na-serra-norte-de-sevilha-felipe-palomino> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.