O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Organização Notável: Mapping Main Street

Organização Notável: Mapping Main Street

Organização Notável: Mapping Main Street
 Organização Notável: Mapping Main Street , Imagem Vídeo
Imagem Vídeo

Existem 10.466 ruas nos Estados Unidos conhecidas como Main Street. Todas elas possuem a qualidade de centro cívico, e como tal, funcionam como metonímia de aspectos sociais e culturais das cidades que as contém. Geralmente é lugar comum no discurso político, ou simplesmente na discussão de temas da cidade, referir-se a Main Street como um conceito associado a um só lugar com o mesmo tipo de gente.

Existe uma Main Street em San Luis, Arizona, que termina na fronteira mexicana. Há uma Main Street em Melvindale, Michigan, que atravessa um campo de caravanas...”

A organização Mapping Main Street busca reverter essa tendência reducionista para revelar uma amplitude de relatos distintos sobre as ruas principais das cidades norte americanas, a partir da descrição do coletivo e de sua documentação.

Imagem Vídeo

O projeto documental é um colaboração coletiva que mapeia as cidades dos Estados Unidos através de contos, fotos e vídeos registrados em suas ruas principais (Main Streets), para revelar sintomas, valores e particularidades das diferentes cidades. Para esse objetivo, a organização propõe percorrer as cidades, registrando seus lugares, pessoas e situações, construindo um mapa contínuo dos relatos que retratam a habitabilidade nas principais ruas norte americanas.

Imagem Vídeo

Tal registro visa detectar narrativas inconfundíveis próprias dos lugares, acabando com a imagem uniforme que se tende a representar, evidenciando, como foco da organização, o conhecimento de valores de identidade, alcançados em escalas menores: bairros, avenidas ou ruas se mostram únicas para visitar e captar um fragmento único dentro das cidades.

É fundamental para aqueles que discutem e desenham diariamente políticas urbanas ter um levantamento territorial adequado, considerando que todos os lugares possuem cargas e características que tingem as cidades de cores diferentes. Nessa linha, a participação ativa das comunidades permite projetar lugares ativos, potencializados pelos mesmos grupos que ali habitam e carregam diariamente sua identidade.

Imagem Vídeo

Torna-se um recurso estratégico prestar atenção na informação depositada nas ruas principais das diferentes cidades do mundo, da onde muitas vezes pode- se traduzir a postura das autoridades frente a nossas cidades, ou mesmo como os cidadãos as habitam e como se exercem práticas de apropriação dos espaços. Práticas como essas nos lembram que a cidade é legível, basta prestarmos atenção nela.

 

 

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. " Organização Notável: Mapping Main Street " 19 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/49610/organizacao-notavel-mapping-main-street> ISSN 0719-8906