O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Reforma de uma casa em Vallvidrera / 05 AM arquitectura

Reforma de uma casa em Vallvidrera / 05 AM arquitectura

Reforma de uma casa em Vallvidrera / 05 AM arquitectura
Reforma de uma casa em Vallvidrera / 05 AM arquitectura, © Mauricio Fuertes
© Mauricio Fuertes

Inicialmente, essa casa isolada era acessível ao andar principal através do terraço orientado para o sul, por uma escada monumental que ocupava grande parte do pouco espaço livre que tinha em seu lado leste. A primeira decisão da reforma consiste em mudar esse ponto de acesso, levando o percurso ascendente exterior para o oeste, conseguindo chegar ao centro da planta e liberando os terraços do lado leste e sul para um uso mais privado.

© Mauricio Fuertes

No pavimento principal conseguimos um espaço diáfano que permite disfrutar da visão global longitudinal do interior. A distribuição é resolvida mediante três volumes de mobiliário integrado que incorporam os espaços servidores e que articulam o espaço servido da cozinha, a sala e o escritório. Cada um destes volumes contem todas as necessidades de uso que tem cada espaço.

© Mauricio Fuertes
© Mauricio Fuertes

Na sala de jantar, são incluídos uma dispensa, um banheiro e a área de serviço, deixando que entre as portas sejam colocados armários. Nesse volume central estão também a cozinha, a escada em frente à entrada, e uma estante no lado do escritório. Por último, o volume da sala incorpora a chaminé.

© Mauricio Fuertes

No pavimento dos quartos, os volumes servidores delimitam os espaços privados que convergem em um centro distribuidor, iluminado zenitalmente por uma clarabóia piramidal, e o qual se converte em um espaço duplamente útil, já que é também o espaço principal da relação das diferentes unidades funcionais, definindo-se como um espaço de funcionalidade mutável.

© Mauricio Fuertes

Trata-se de uma distribuição baseada nos volumes servidores de mobiliário que respondem funcionalmente a todas as necessidades, otimizando ao máximo o espaço disponível e melhorando a percepção espacial da planta.

Planta Térreo
Planta 1º pavimento

As fachadas reconstituídas através de novas aberturas, das novas marquises e do novo muxarabi de balaústres recuperados, que incorporamos para dar um novo significado a este elemento arquiteto que já existia na casa, e também, para conseguir privacidade e proteção solar, permitindo que a luz interatue com seu volume cilíndrico, potencializando as qualidades intrínsecas do elemento que acabavam escondidas atrás de outro significado adquirido culturalmente.

© Mauricio Fuertes

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Colaboradores: Glòria Puig

Cita: Marina de Holanda. "Reforma de uma casa em Vallvidrera / 05 AM arquitectura" 04 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/46860/reforma-de-uma-casa-em-vallvidrera-05-am-arquitectura> ISSN 0719-8906