O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa GH / Bernardes + Jacobsen Arquitetura

Casa GH / Bernardes + Jacobsen Arquitetura

Casa GH / Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Casa GH  / Bernardes + Jacobsen Arquitetura, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

 

A implantação está em um terreno de 580 metros quadrados com a proposta de uma construção que contenha um programa extensivo, logo, a necessidade de diversas aberturas para iluminação e ventilação, em um lote estreito entre duas outras construções em um condomínio. Com isto, há poucos planos na fachada. As distribuições da planta acontecem em três níveis com um pavimento que contém a área de serviço em meio nível e o piso principal (sala de estar e dois quartos) meio nível acima da cota de entrada.

© Leonardo Finotti

O primeiro pavimento está a um nível e meio acima do pavimento térreo no nível zero. Foi estabelecida como uma casa interrompida que guia o olhar através da estrutura metálica de pilares esbeltos pintados de branco.

© Leonardo Finotti

Grandes painéis em branco se articulam de forma a atingir o máximo da abertura dos vãos. No piso da sala de estar foi usado o mínimo de pilares para proporcionar transparência. Através deste conceito foi possível a integração do interior com o exterior.

© Leonardo Finotti

A construção foi organizada em dois blocos que definem dois vazios. Um deles está à frente da casa, sendo o jardim de entrada e a garagem. O outro, este sendo o principal, está um grande jardim interno privado contido pelos blocos da residência.

© Leonardo Finotti

A fluidez da circulação é garantida através de passarelas sem limites e sem paredes. Isto proporciona um ambiente descontraído no qual quem circula vê indistintivamente os outros espaços. Para o prolongamento contínuo dos ambientes, a especificação dos acabamentos é sintética, com praticamente três ou quatro materiais, basicamente o uso dos mármores (quarto, cozinha e jardim) e madeira nos quartos.

© Leonardo Finotti

O jardim central funciona como o eixo da casa para onde todos os espaços convergem. Representa ainda um elemento especial em acordo com o conceito japonês de engawa, uma espécie de deck-varanda para os ambientes.

© Leonardo Finotti

 

 

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Bernardes + Jacobsen Aquitetura
  2. Sócios:Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen
  3. Coordenadores de projeto: Fabiana Porto e Marina Nogaró




Informação Complementar:

  1. Colaboradores: Andrez Galvez e Gabriel Bocchile
  2. Design de Interiores: Bernardes Jacobsen Arquitetura (Eza Viegas e Veridiana Ruzzante)
  3. Projeto de Iluminação: Iluz Studio de Iluminação
  4. Estrutura: Leão e Associados Eng. Estruturas
  5. Construção: Empresarial Paulista
  6. Paisagismo: Gil Fialho Planejamento e Paisagismo Tropical

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Casa GH / Bernardes + Jacobsen Arquitetura" 30 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/46063/casa-gh-bernardes-mais-jacobsen-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.