O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Rouge / APOLLO Architects & Associates

Casa Rouge / APOLLO Architects & Associates

Casa Rouge / APOLLO Architects & Associates
Casa Rouge / APOLLO Architects & Associates, © Koichi Torimura
© Koichi Torimura


© Koichi Torimura

O cliente, que trabalha como administrador de uma empresa publicitária, queria uma vida ao redor de seus livros favoritos e outros objetos. Ele possuía um terreno de esquina em uma área residencial densa e consolidada, localizada em um bairro na parte alta de Tóquio. Como tivemos que maximizar o que conseguiríamos com este projeto usando o orçamento limite disponível, decidimos incorporar a estrutura de madeira ao projeto e trabalhar o piso, teto e paredes da casa como uma entidade completa e integrada – em resumo, uma casa onde toda a mobília e acessórios seriam construídos juntos.

© Koichi Torimura

Os espaços de armazenamento e prateleiras fazem uso da parede estrutural que cobre toda a fachada norte da casa, audaciosamente abrangendo do primeiro ao terceiro pavimento. A ideia foi tornar os livros em suas prateleiras como uma parte do sistema interior da casa. O lau (madeira tropical tipicamente usada em cosméticos), aplicado nas paredes e mobiliários, possui uma aparência delicada, enquanto a cor natural machada promove a impressão de uma superfície de madeira inacabada.

© Koichi Torimura

A iluminação natural transparece para dentro da casa através de janelas dispostas aleatoriamente e pela abertura zenital, criando um contraste marcante para o interior ligeiramente escuro. A quantidade certa de sombra é um complemento necessário para a beleza da luz, acima de tudo.

© Koichi Torimura

Enquanto o primeiro piso acomoda os quartos individuais, o segundo piso abriga uma escada espaçosa, e por fim, o terceiro piso consiste de um espaço amplo e único. O piso, as paredes e o teto apresentam acabamentos similares, resultando em um espaço contínuo que parece envolver os moradores em um ambiente acolhedor, como uma caverna.

© Koichi Torimura

A fachada vermelha, que se inspira no portão de entrada vermelho próximo da Universidade de Tóquio, mistura-se facilmente com o entorno arborizado. Apesar do fato de que esta é uma casa recém-construída, ROUGE consegue criar a impressão de que já fazia parte deste bairro há algum tempo – algo que foi alcançado graças a um equilíbrio racional que emerge dos limites de custo do projeto, das restrições legais e da humildade do cliente.

Corte 2
Planta 1º pavimento

 

Ficha técnica:

Informação Complementar:

  1. Engenheiros estruturais: Denbo Nakamura / Denkohbo
  2. Engenheiros de instalações: Zenei Shimada / Shimada Architects
  3. Construção: Honma Construction

 

 

Sobre este escritório
APOLLO Architects & Associates – Satoshi Kurosaki
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Casa Rouge / APOLLO Architects & Associates" 26 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/45480/casa-rouge-apollo-architects-e-associates> ISSN 0719-8906