O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Galería / Punto Arquitectónico

Casa Galería / Punto Arquitectónico

Casa Galería / Punto Arquitectónico
Casa Galería / Punto Arquitectónico , © Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Uma habitação localizada ao norte da cidade de Mérida construída há aproximadamente duas décadas serve de partida para este projeto. Como desejo dos proprietários, este imóvel devia transformar-se em uma galeria de arte, com esculturas e pinturas.

Estado Original
© Tamara Uribe

A galeria é dividida em duas, a galeria interior e a exterior. A estrutura espacial da construção é modificada a partir de uma série de paredes guias, dispostas longitudinalmente ao terreno. Essas paredes contrastam seu acabamento em concreto aparente, áspero e tosco, com a grande diversidade de materiais e cores da coleção de arte.

Plantas Reforma

Os vãos das janelas são estendidos, deixando claros vidros entre as paredes antes mencionadas e, assim, permitindo uma maior iluminação e maximizando o aproveitamento dos ventos dominantes da região.

© Tamara Uribe

A galeria exterior, proposta como um terraço, é seccionada por um grande jardim, gerando a área verde principal da casa, que permite a criação de diferentes ambientes para a exibição das distintas esculturas.

© Tamara Uribe

Pequenos jardins são agregados como contenções visuais, um ao fundo do terreno serve de arremate principal de toda a área pública; outro entre a garagem e a sala, permite separar, visualmente, ambos os espaços, dando a sala uma sensação de maior amplitude. A calçada é acompanhada em toda a sua extensão por um jardim.

© Tamara Uribe

No fundo do terreno, dentro da galeria exterior-terraço, e com um tratamento formal mais simples, toma lugar a piscina. Um bloco de serviços que contem uma adega e um banheiro pra a piscina é agregado.

© Tamara Uribe

No interior, ao centro da galeria, uma biblioteca é configuarada por panos de vidro temperado, criando uma barreira física que delimita o lugar, mas com uma total transparência que não obstrui a visual.

© Tamara Uribe

O pavimento superior mantem a sua distribuição inicial com algumas modificações. A sala de TV é liberada de seu guarda-corpo de concreto, percebendo uma laje no pé-direito duplo da sala. Os banheiros de todos os quartos crescem em dimensão.

© Tamara Uribe

Os quartos são orientados ao norte e abrem-se para o jardim, com grandes aberturas, no entanto o dormitório orientada ao sul, abre-se de forma mais discreta para a árvore da calçada de acesso.

© Tamara Uribe

A sala de TV, em sua condição de mezanino, é liberada de seus apoios no nível inferior, permitindo uma planta mais livre e oferecendo uma maior liberdade à galeria interior. Para alcançar esse objetivo, a casa foi reestruturada, colocando um marco rígido de aço que contem todos os níveis, mezanino é pendurado a ele por meio de um tensor de aço. Como elemento decorativo, as portas são propostas de vidro temperado opaco amarelo.

© Tamara Uribe

As novas fachadas compostas por sólidas paredes brancas e grandes aberturas são reflexo do que ocorre no interior. Com uma gama de materiais neutros, como o concreto aparente e mármore, é gerado um bloco sóbrio para esta galeria de arte.

© Tamara Uribe

As novas fachadas, de traços contundentes, são compostas pela composição entre os reforços estruturais de aço, enfatizados com uma cor preto mate, e as grande janelas de alumínio e vidro.

 

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Punto Arquitectónico - Arq. Gabriela Cáceres Wejebe, Arq. Alejandra Molina Gual, Arq. Mauricio Rosales Aznar, Arq. Israel Ramírez Segura

Informação Complementar:

  1. Construtor: Ing. Jorge Castillo

Sobre este escritório
Punto Arquitectónico
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa Galería / Punto Arquitectónico " 19 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/43899/casa-galeria-punto-arquitectonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.