Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Salas de Classes Atrapa Luz / LAND Arquitetos

Salas de Classes Atrapa Luz / LAND Arquitetos

Este projeto se constrói com fundos provenientes da doação dos empregados da Holcim Latino América e a empresa cimentos Polpaico da Holcim, para as vítimas do terremoto de grau 8.8 da escala Richter ocorrido dia 27 de fevereiro de 2010 no Chile.

© Sergio Pirrone

1-Mudança quântica e Tranferibilidade

Para atingir este objetivo, trabalhamos com materiais e soluções construtivas simples, locais e também a incorporação de um sistema de pré-fabricados, que fossem rápidos (devido a emergência pós terremoto) e que pudesse ser replicado fácilmente em outro tipo de projetos na zona ou em outras regiões do Chile.

© Sergio Pirrone

2-Igualdade social

O projeto em sí serve a este propósito já que vai para ajudar um escola de educação básica de baixa renda em situação de emergencia por desastre natural.

© Sergio Pirrone

3-Qualidade ecológica e conservação

O projeto incorpora elementos próprios de arquitetura como também técnicas construtivas simples para alcançar uma maior eficiencia energética. Tais como: a altura das salas de aula é maior do que a exigida pela norma. Para o revestimento externo se usa uma camada ventilada de hunter Douglas nas paredes e tetos, que consistem em um espaço de 5 cm pelo qual o ar circula, eliminando a umidade das paredes pelo lado externo. Ircoporação de uma clarabóia de painéis térmicos Velux no telhado inclinado, trazendo iluminação ao interior, aumentando a temepratura no inverno e aumenta ventilação nos días de calor, já que o calor sobe e saia través da clarabóia. Janélas térmicas em PVC. Painéis SIP com isolamento de 11cm. Persianas de controle solar (40% de transparencia) pelo aldo externo das janelas, gerenciadas pelos alunos.

© Sergio Pirrone

4- Econômico

O uso de painéis térmicos e isolamentos apropriados, economizará calefação no inverno, como também uma ventilação mais eficiente através da clarabóia. Os métodos construtivos asseguram maior durabilidade dos materiais no tempo (camada ventilada).

Modulação
Esquema de sustentabilidade

5- Impacto contextual e estético

O colégio em sí mesmo é um somatório de módulos de diferentes tipos e estilos, construidos aleatoriamente através do tempo. O projeto aparece como um novo módulo, mas esta vez baseado em criterios de sustentabilidade. Usamos cores estimulantes no exterior do colégio, considerando que é um espaço para crianças. No interior se alcança um espaço luminoso (o branco atrai mais luz ainda), com mais ar graças ao pé direito alto da sala de aula.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:LAND arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 134,5 m²
  • Endereço: Escola Santa Matilde em Til Til Santiago Chile
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Revitalização
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira e Madeira
  • Localização: Escola Santa Matilde em Til Til, Santiago, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: LAND arquitectos (Cristóbal Valenzuela Haeussler + Ángela Delorenzo Arancibia)
  2. Arquitetos Colaboradores: Javier Lorenzo e Gonzalo Arteche.
  3. Mandante: Cementos Polpaico (Holcim)
  4. Engenharia estrutural: Cargaz Sr. Cristian Gazitua
  5. Construtores: Rocla

 

 

 

 

Sobre este escritório
Cita: "Salas de Classes Atrapa Luz / LAND Arquitetos" 14 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/43340/salas-de-classes-atrapa-luz-land-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.