O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loft em Praga / Dalibor Hlavacek

Loft em Praga / Dalibor Hlavacek

Loft em Praga / Dalibor Hlavacek
Loft em Praga / Dalibor Hlavacek, © Filip Slapal
© Filip Slapal

Lema: “O nivelamento da construção atual é reforçado por um senso enfraquecido de materialidade. Materiais naturais – pedra, tijolo, madeira – permitem que nossa visão penetre suas superfícies, possibilitando que sejamos convencidos da veracidade da matéria”. (Pallasmaa, 2005)

O projeto arquitetônico do interior deste pequeno apartamento loft procura não só atender aos requisitos funcionais demandados pelo cliente e pelo autor, bem como alcançar uma experiência espacial perceptível por todos os sentidos através das combinações dos materiais, cores e formas.

© Filip Slapal

O loft localiza-se no distrito de Bubeneč em Praga, em um edifício de esquina construído nos anos 1930. O ático é orientado para o norte, voltado para a rua. Originalmente, o espaço era usado como apoio da lavanderia, para secar roupas. O conceito básico de disposição reage à configuração do ambiente urbano do entorno. A parte “social” desfruta da vista do Stromovkapark e de um zoológico em Troja, enquanto os quartos são dispostos em frente a uma grande árvore de lima. A árvore obstrui a visão dos edifícios opostos e ajuda a resfriar o interior no verão.

© Filip Slapal

O conceito surge de dois requisitos contraditórios: um esforço para o maior uso efetivo de uma área limitada e, ao mesmo tempo, a criação de um espaço claro e generoso. Logo, o loft é concebido como um apartamento duplex; a cozinha – sala de estar possui pé-direito duplo, proporcionando visuais pela cobertura. A parte de repouso da disposição (quarto, banheiro e lavabo) é estendida por uma galeria aberta, contendo uma sala de estudos.

© Filip Slapal

Caso exista a necessidade, a sala de estudos pode ser usada como um quarto de hóspedes. No futuro, a galeria funcionará como o quarto dos pais e o quarto atual será modificado para um quarto de crianças. A galeria é acessada por uma caixa de escada e uma passarela metálica, criando uma “promenade architecturale” íntima, permitindo assim a percepção de um espaço de estar elevado e o espaço da galeria por uma perspectiva diferente.

© Filip Slapal

O objetivo do projeto foi criar um interior claro, sem elementos decorativos. Cada centímetro do espaço foi usado para armazenamento. A caixa de escada para a galeria também funciona como parte da cozinha, como uma caldeira e uma estante de livros, situados nos nichos entre as chaminés. O armário do banheiro abriga uma máquina de lavar e uma secadora. O espaço acima do lavabo guarda os produtos de limpeza e um armário para livros. Guarda-roupas embutidos formam uma parede inteira do quarto bem como um plano da galeria. Um quadro de controle eletrônico também faz parte do mobiliário embutido. Sobre a galeria, duas mesas de trabalhos são dispostas no espaço entre as janelas, provendo uma vista para os telhados das casas do outro lado.

© Filip Slapal

A solução para o acabamento interno cria um diálogo entre a superfície rugosa das paredes originais das chaminés de tijolo e os claros contornos das construções em gesso. O volume do espaço sanitário é claramente distinguido por gesso cinza que incita o toque. Os pisos e móveis isolados são em carvalho; o mobiliário embutido é em branco envernizado.

© Filip Slapal

A cozinha foi desenhada com grande cuidado. Mesmo sendo pequena, oferece todas as superfícies e espaços necessários. As portas de seus armários são feitas de chapas de carvalho, a bancada é constituída de granito nero assoluto polido, já os detalhes e puxadores são em aço inoxidável. O painel do fundo da cozinha é revestido com vidro da mesma tintura dos armários superiores.

Planta 1
Planta 2

Quatro trios de janelas da cobertura com vidro iluminam todo o espaço do loft. As janelas minimizam a necessidade de luz artificial e ajudam a criar uma sensação de interior arejado. Telas externas são conectadas a um sistema eletrônico inteligente, protegendo o interior no verão de um superaquecimento.

Corte
Corte

 

Ficha técnica:

Cita: Fernanda Britto. "Loft em Praga / Dalibor Hlavacek" 11 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/42685/loft-em-praga-dalibor-hlavacek> ISSN 0719-8906