O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Widescreen / RZERO

Casa Widescreen / RZERO

Casa Widescreen / RZERO
Casa Widescreen / RZERO, © Pedro Iriart
© Pedro Iriart

 

Localizada no Clube de Golfe de San Gaspar em Jiutepec de Morelos, ocupando mais de 1600m² sobre um morro; WIDESCREEN foi projetada para comportar um programa versátil em um único nível. Hoje é apenas uma casa de refúgio, mas eventualmente será transformada na residência permanente dos clientes, onde eles poderão aproveitar sua aposentadoria.

© Pedro Iriart

A casa foi criada baseada apenas em dois volumes que são unidos por um elemento vertical de granito, separando as áreas privadas dos espaços comuns. No volume mais longo estão localizadas as suítes: principal, duas secundárias e uma de hóspedes. A cozinha, as salas de jantar e de estar são ligadas por um terraço e no outro extremo da casa está a área de serviço; todos estes espaços estão dispostos no segundo volume da residência.

Planta

Ambas as formas são desenhadas em uma proporção de 4:1, o que é a origem do nome deste projeto. O uso de materiais aparentes como concreto, granito negro e vidro permitem que a casa se misture com a montanha e o entorno.

© Pedro Iriart

Apesar da falta de superfícies planas neste terreno acidentado, através da composição de diferentes plataformas e a posição convencional de seus volumes, todos os espaços podem ser conectados através de uma rampa interna à casa assim como uma rampa externa.

© Pedro Iriart

A piscina de 25 metros lineares em conjunto com as plataformas foi posicionada em paralelo, enfatizando e enquadrando a bela paisagem da cidade de Cuernavaca. O contexto, a orientação e a vista deste local exercem um papel fundamental neste projeto. A casa responde com grandes janelas e planos suspensos de concreto ao entorno natural, criando sombras no interior, mantendo os espaços frescos. Isto é reforçado por um sistema de ventilação que cria correntes cruzadas em todos os ambientes, bem como nas áreas comuns e de vivência.

© Pedro Iriart

A casa Widescreen não busca ser um projeto sustentável, embora tenha sido desenhada para que os recursos naturais pudessem ser eficientemente aproveitados. Um exemplo disso é o sistema de aquecimento usado para a piscina, instalado sobre a cobertura da casa, usufruindo de sua ampla superfície para obter uma grande quantidade de energia solar. O sistema de ventilação aplicado dispensa o uso de ar condicionado.

© Pedro Iriart

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:RZERO
  • Ano: 2010
  • Área do terreno: 1600 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Pedra
  • Localização: Jiutepec de Morelos, México
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: RZERO
  2. Equipe: Edgar Velasco Casillas, Alejandro Zarate de la Torre, Gilberto Muñoz +, Isaac Guzman Ramirez, Ariadna Lopez Almaraz, Pablo Serrano (Serrano-Monjarraz)

 


Informação Complementar:

  1. Estrutura: Giron Megaproyectos S.A. de C.V. Ing. Humberto Giron
  2. Engenharia: Integra S.A. de C.V.
  3. Construção e administração: Nano C S.A. de C.V. Roman Garcia

 

 

Sobre este escritório
RZERO
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Casa Widescreen / RZERO" 10 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/42414/casa-widescreen-rzero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.