O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Divulgados os Ganhadores do Global Holcim Awards 2012

Divulgados os Ganhadores do Global Holcim Awards 2012

Divulgados os Ganhadores do Global Holcim Awards 2012
Divulgados os Ganhadores do Global Holcim Awards 2012, Ouro: Escola em Burkina Faso
Ouro: Escola em Burkina Faso

Nesta edição de 2012 do Holcim Awards, se inscreveram mais de 6 mil projetos relacionados a construção sustentável para serem construídos em mais de 146 países. Os prêmios Holcim se dividem em diferentes categorias, onde os três maiores prêmios são o Ouro, Prata e o Bronze, vencidos nesta edição por Burkina Faso, Brasil e Alemanha respectivamente.

Além destes, se premiam a outros três projetos sobre o nome de “Holcim Innovation”. Veja o comunicado oficial para a imprensa e imagens dos projetos ganhadores. Os ganhadores do Global Holcim Awards 2012 são: um projeto para uma escola secundária em Gando, Burkina Faso; um centro comunitário em São Paulo, e um plano de renovação urbana em Berlim, Alemanha. Estes destacados projetos de construções sustentáveis foram selecionados entre as 15 propostas finalistas por um júri de especialistas independentes. Estes finalistas são, por sua vez, os projetos ganhadores dos Holcim Awards regionais da terceira fase da competição com um prêmio de 2 milhão de dólares, que haviam sido selecionados entre mais de 6 mil inscritos de 146 países.

Ouro: Escola em Burkina Faso:

Ouro: Escola em Burkina Faso

O projeto de uma escola secundária em Burkina Faso, onde se integram as funções sociais e ambiental, foi o ganhador do maior prêmio de 200 mil dólares. O Projeto da escola para a população de Gando foi obra de Diébédo Francis Kéré do Kéré Architecture de Berlim, que é a primeira pessoa desta população a ter acesso a estudo no exterior.

Ouro: Escola em Burkina Faso

O sistema de refrigeração passiva proposto gera um clima interior propício para a aprendizagem, especialmente nos meses de verão em que o calor é opressivo. Isto se consegue graças as canaletas subterrâneas para a condução do ar, a plantação de vegetação na área, e as correntes de ar fluem com efeito chaminé, bem como a utilização de paredes e tetos duplos. O projeto também propõe melhorar as condições sociais ao oferecer possibilidade de emprego, capacitação e melhora do meio ambiente através do reflorestamento.

Prata: Centro da comunidade no Brasil:

Prata: Centro da comunidade no Brasil

O Globam Holcim Awards Silver foi atribuído a um projeto que transformou uma paisagem com problemas de erosão em uma área produtiva e um espaço público com grande dinamismo. A favela Paraisópolis em são Paulo tem mais de 100 mil habitantes e és uma das maiores comunidades informais do mundo.

Prata: Centro da comunidade no Brasil

O projeto, liderado pelos arquitetos Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner do Urban-Think Tank, Brasil, inclúi um espaço público em forma de terraço com áreas dedicadas a agricultura urbana, um sistema de manejo da água, um anfiteatro público, uma escola de música, uma pequena sala para concertos, instalações esportivas, espaços públicos e infraestrutura para transporte.

Prata: Centro da comunidade no Brasil

Além de gerar uma infra estrutura social e cultural, o projeto impede que a erosão avance na área e que se produzam perigosos deslizamentos de terra.

Bronze: Projeto “Flussbad” na Alemanha:

Bronze: Projeto “Flussbad” na Alemanha

O Global Holcim Awards Bronze foi para um plano de transformação urbana de um braço pouco aproveitado do rio Spree em Berlim, em uma “piscina” natural de 745m de comprimento.

Bronze: Projeto “Flussbad” na Alemanha

O projeto Flussbad, que está situado no coração da cidade histórica, cria uma piscina de natação do tamanho equivalente a 17 piscinas olímpicas, e gera um espaço urbano de recreação pública tanto para moradores como para turistas, próximo ao Museuminsel.

Bronze: Projeto “Flussbad” na Alemanha

O projeto inclui uma reserva natural de 1,8 há de juntos com um sistema de filtro de areia para a purificação da água, e foi desenvolvido por uma equipe de profissionais liderada pelos arquitetos Jan e Tim Edler do Realities United, Alemanha.

Prêmios adicionais para avanços importantes em tecnologia e materiais:

Os projetos premiados a nível regional também competiram por novos prêmios em base a sua contribuição a construção sustentável através de materiais e tecnologias de construção sustentável, os prêmios Global Holcim Innovation foram atribuídos a projetos da suíça, Alemanha e Reino Unido por um júri de especialistas da indústrias e materiais. Os prêmios Global Holcim Innovation, perfazendo um total de 150 mil dólares, que foram entregues pela primeira vez e por um júri diferente ao dos outros prêmios Holcim Awards.

O primeiro prêmio Holcim Innovation:

1° Prêmio Holcim Innovation

Foi entregue a Gramazio & Kohler, Architektur und digitale Fabrikation no Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich), pela aplicação de uma tecnologia de construção baseada na utilização de moldes que combinam de forma inovadora processos e materiais já existentes para fabricar estruturas de concreto feitas na obra em de moldes de cera reutilizáveis produzidos digitalmente.

O segundo prêmio Holcim Innovation:

2° Prêmio Holcim Innovation

Foi entregue a um projeto realizado em colaboração pelos alemães Barkow Leibinger Architects, Schlaich Bergermann und Partner, TU Berlin e Transsolar Energietechnik. O projeto para construir apartamentos de baixo custo em Hamburgo aplica técnicas e materiais inovadores que incluem elementos de concreto pré-moldado com espuma de vidro reciclado como agregado interno.

O terceiro prêmio Holcim Innovation:

3° Prêmio Holcim Innovation

Foi recebido por quatro estudantes da AA School of Architecture de Londres, Reino Unido, por seu projeto de pesquisa sobre um sistema eficiente de fabricação de pré moldados de concreto para elementos de construção geometricamente complexos. Este enfoque contempla ao mesmo tempo o projeto de formas livres e ambiciosas, a eficiência econômica e a função econômica do processo de construção.

 

Imagens: Holcim Foundation

 

 

 

Cita: Joanna Helm. "Divulgados os Ganhadores do Global Holcim Awards 2012" 05 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41935/divulgados-os-ganhadores-do-global-holcim-awards-2012> ISSN 0719-8906