O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Requalificação de largos do Pelourinho deve ser concluída até 2014

Requalificação de largos do Pelourinho deve ser concluída até 2014

Requalificação de largos do Pelourinho deve ser concluída até 2014
Requalificação de largos do Pelourinho deve ser concluída até 2014, Lazaro Menezes
Lazaro Menezes

Cerimônia de premiação da proposta vencedora marcou início da elaboração do projeto executivo, que definirá cronograma das obras.

A comemoração dos 463 anos de Salvador foi marcada pela apresentação oficial dos projetos que irão requalificar os três principais largos do Pelourinho – veja os projetos completos aqui.

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (29), no Palácio Rio Branco, o arquiteto Arthur de Mattos Casas, junto com outros membros da equipe vencedora, assinou o contrato para a elaboração do projeto executivo que será finalizado até o final do ano. A partir de então, será montado o cronograma das obras que têm previsão de conclusão até 2014. A proposta dará uma nova leitura aos largos Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Tereza Batista. “Como todo brasileiro tem um pouco de baiano, para mim é uma oportunidade incrível poder requalificar esses três largos tão importantes para a cultura desta cidade”, declara o arquiteto paulista Arthur Casa, autor da proposta vencedora.

Quem quiser conferir de perto os projetos classificados no Concurso Nacional de Ideias para Requalificação de Largos do Pelourinho poderão visitar a exposição, que ficará aberta ao público entre os dias 03 a 30 de abril, no Espaço Cultural Solar Ferrão, situado no Largo do Pelourinho. “Será a oportunidade para que o público possa fazer sua própria avaliação das propostas apresentadas”, afirma Nivaldo Andrade, presidente do IAB-BA. Serão expostas plantas dos 33 projetos inscritos no concurso. O Solar Ferrão funciona de terça-feira a sexta, de 10h às 18h, e aos sábados e domingos, de 13h às 17h.

Através do projeto, os três Largos do Pelourinho abrangem propostas diferenciadas. O Largo Pedro Arcanjo, localizado na Rua Gregório de Matos, será transformado em uma espécie de belvedere entre a cidade histórica e a moderna, com um deck utilizado como anfiteatro, camarim, mirante e cinema a céu aberto. O Largo Tereza Batista, também situado na Rua Gregório de Matos, continuará sediando eventos culturais da cidade, com um palco suspenso e um discreto toldo branco dialogando com as fachadas, caracterizando-o como largo da inclusão social, que engloba feiras de artesanato e culinária, com instalações completas e infraestrutura para shows. Quanto ao Quincas Berro D’Água, localizado na Rua Inácio Accioly, a ideia é reconstruir uma área verde voltada para o lazer e entretenimento, com direito a parque, passeio público, teatros de rua e rodas de capoeira. ”Esse projeto vencedor não visou apenas ganhar o concurso, mas foi um projeto sensitivo e específico por atender as necessidades dos Largos e por trazer elementos novos”, relata Paulo Ormindo de Azevedo, arquiteto e presidente da Comissão Julgadora do Concurso.

Concurso Nacional de Ideias

Numa iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – seção Bahia (IAB-BA), o Concurso visa proporcionar a implantação de um conjunto de ações que trarão melhorias aos Largos do Centro Antigo. Ao total, foram analisadas 33 propostas pela comissão julgadora, formada por arquitetos de renome nacional e internacional, como o argentino Jorge Moscato; o colombiano Daniel Bonila; Paulo Ormindo de Azevedo, Professor Titular da UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia; o portalegrense Flávio Kiefer; e o cearense Antonio Carlos Campelo Costa.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada

Cita: Joanna Helm. "Requalificação de largos do Pelourinho deve ser concluída até 2014" 03 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41553/requalificacao-de-largos-do-pelourinho-deve-ser-concluida-ate-2014> ISSN 0719-8906