O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Biblioteca em Vennesla / Helen & Hard

Biblioteca em Vennesla / Helen & Hard

Biblioteca em Vennesla / Helen & Hard
Biblioteca em Vennesla / Helen & Hard, © Emile Ashley
© Emile Ashley

O projeto recente do escritório Helen & Hard – em Vennesla, na Noruega – inclui uma biblioteca, uma cafeteria, lugares de reunião e áreas administrativas, assim como conexões com uma Casa da Cultura existente e um centro de ensino para a comunidade. Tudo isto através de grandes “costelas” de madeira que integram a estrutura, a iluminação e o mobiliário.

© Emile Ashley

O objetivo foi gerar um espaço atrativo, no qual todas as funções públicas principais reúnem-se em um mesmo ambiente, permitindo que a estrutura faça parte do mobiliário e que todas estas interfaces espaciais múltiplas sejam visíveis no interior, e do exterior.

© Emile Ashley

Uma passagem leva a vida da cidade ao novo edifício; foi pedido aos arquitetos que o espaço fosse aberto e de fácil acesso a partir da praça principal da cidade, integrando-se ao tecido urbano existente. Isto foi alcançado por meio de uma grande fachada de vidro e um terraço com assentos ao ar livre.

© Emile Ashley

Neste projeto foi desenvolvido o conceito da “costela” para criar uma estrutura híbrida utilizável, que combina no interior todos os dispositivos técnicos em uma construção de madeira distinta.

© Emile Ashley

Toda a biblioteca é composta por 27 costelas pré-fabricadas de madeira laminada. Estas costelas configuram a geometria do teto, assim como a orientação ondulante do espaço aberto, com zonas de estudo privadas encravadas ao longo do perímetro.

© Emile Ashley

Cada costela compõe uma viga de madeira laminada. As caudas das colunas são revestidas de materiais absorventes acústicos que contêm os condutores de ar condicionado; também incorporam painéis curvos de vidro que escondem o sistema de iluminação e integram os nichos de leitura e as estantes.

© Emile Ashley

Suas formas vão mudando gradualmente através da adaptação aos edifícios adjacentes e às exigências funcionais dos diferentes compartimentos da biblioteca. Na entrada principal, a estrutura forma a galeria que se estende à largura de toda a praça.

© Emile Ashley

No sul/oeste  do edifício são traçadas a linhas naturais do terreno e o edifício associa-se à rua, de acordo com o plano interior e os requisitos de altura. Deste lado, a fachada está equipada com proteção solar vertical fixa.

© Emile Ashley

A biblioteca é um edifício de baixo consumo energético, que se define como classe “A” na definição do sistema do país. Além disso, buscou-se maximizar o uso da madeira no edifício; todas as costelas e as paredes interiores e exteriores são feitas de madeira laminada de fabricação sustentável.

© Emile Ashley

A simbiose entre a estrutura, o mobiliário e a imagem, interior e exterior do edifício, gera uma forte identidade territorial que responde à intenção original do cliente: criar um novo centro cultura chamativo em meio a cidade.

© Emile Ashley

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Helen & Hard
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1938 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira e Aço
  • Localização: Vennesla, Noruega
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Helen & Hard
  2. Equipe Helen & Hard: Reinhard Kropf, Siv Helene Stangeland, Håkon Minnesjord Solheim, Caleb Reed, Randi Augenstein

 

  1. Cliente: Vennesla Kommune

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Biblioteca em Vennesla / Helen & Hard" 22 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/39488/biblioteca-em-vennesla-helen-e-hard> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.