O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Escola da Cidade promove VII Seminário Internacional de Projeto Urbano / São Paulo

Escola da Cidade promove VII Seminário Internacional de Projeto Urbano / São Paulo

  • 17:30 - 20 Março, 2012
Escola da Cidade promove VII Seminário Internacional de Projeto Urbano / São Paulo
Escola da Cidade promove VII Seminário Internacional de Projeto Urbano / São Paulo

 De 25 a 31 de março de 2012 acontece o VII Seminário Internacional de Projeto Urbano, na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Voltado aos estudantes da Escola e aberto a alunos de outras faculdades, arquitetos, além de demais interessados, o Seminário se propõe a complementar e qualificar a formação de estudantes e arquitetos, em projeto urbano.

O tema deste ano é ‘Intervenção Urbana: Perímetro de Ação Integrada – Lote 18, Tiquatira 2”. O Seminário escolheu uma das áreas apontadas no concurso Renova SP, realizado em 2011 pela Prefeitura de São Paulo, que selecionou escritórios de arquitetura para a urbanização do entorno de 17 das 99 sub-bacias hidrográficas do município de São Paulo. A área Tiquatira 2 será o objeto de um estudo acadêmico e de especulação, que buscará soluções através de aproximações gerais sobre o tema das diversas ocupações informais/irregulares, ao longo de toda a cidade de São Paulo.

O objetivo é desenvolver possibilidades de intervenção para esse tipo de assentamento urbano e entender os resultados e consequências das diferentes aproximações.

O Perímetro de Ação Integrada Tiquatira 2 situa-se na região Leste da cidade, entre as subprefeituras de Ermelino Matarazzo e Penha. Sua ocupação por assentamentos precários iniciou-se na década de 1980, com a formação da favela Agreste de Itabaiana, em um terreno municipal. Esse perímetro é constituído por duas favelas que possuem um total de 440 domicílios, isolados e construídos sobre o leito d’água – a maioria barracos de madeira e palafitas sobre o córrego.

O VII Seminário Internacional de Projeto Urbano será realizado em parceria com a HCU – HafenCity Universität Hamburg (Alemanha), Universidad Finis Terrae (Chile), Universidad de Palermo (Argentina), Universidad de Granada (Espanha), Universitat Bodenkultur (Áustria), Universidade Federal do Amapá (Brasil), e com a Secretaria de Habitação da Cidade de São Paulo (Brasil).

O Seminário é gratuito e contará com palestras ministradas por professores da Escola da Cidade e por convidados das diversas universidades parceiras do Seminário. As vagas são limitadas. Informações e inscrições pelo site www.escoladacidade.edu.br.

 

SERVIÇO

Data: De 25 a 31 de março (domingo a sábado), no período da tarde

Local: Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Rua General Jardim, n. 65 (próximo ao Metrô República)

Informações e inscrições: www.escoladacidade.edu.br

Gratuito. Vagas Limitadas. 

Baixar a programação completa aqui.


Sobre este autor
Cita: "Escola da Cidade promove VII Seminário Internacional de Projeto Urbano / São Paulo" 20 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/39145/escola-da-cidade-promove-vii-seminario-internacional-de-projeto-urbano-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.