O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Decio Tozzi
  6. 1977
  7. Clássicos da Arquitetura: Residência Carvalhal / Decio Tozzi

Clássicos da Arquitetura: Residência Carvalhal / Decio Tozzi

Clássicos da Arquitetura: Residência Carvalhal / Decio Tozzi
Clássicos da Arquitetura: Residência Carvalhal / Decio Tozzi, Cortesia Decio Tozzi
Cortesia Decio Tozzi

A Represa de Ibiúna destaca-se no cenário regional de São Roque e Piedade, interior de São Paulo, como um belo lago circundado por um litoral de suave relevo. Implantada segundo um eixo longitudinal norte-sul, suas margens gozam de excelente insolação e ventilação e guardam proximidade com o lado oposto numa agradável escala da paisagem.

Cortesia Decio Tozzi

A ocupação das margens por casas unifamiliares obedeceu a um saudável critério que divide o espaço em áreas grandes arborizadas, em torno de 5.000 m2, ocupadas pelas construções, desfrutando-se dessa maneira do lugar e ao mesmo tempo preservando-se a qualidade ambiental e o sistema do clima.

Implantação
Planta baixa

A residência Carvalhal resulta de um singular processo de criação arquitetônica. O método de trabalho adotado nesse projeto constituiu um processo de interação entre as soluções em modelo de argila em escala reduzida e as diretrizes espaciais ditadas pela paisagem em escala natural.

Maquete
Maquete

Assim, o terreno foi representado em argila, configurando a sua leve inclinação desde a via de acesso até as margens da represa. A diretriz básica foi a da implantação da casa a cavaleiro da gleba, de modo a permitir amplos visuais para a represa e as montanhas circundantes. Nesse processo de interação, o primeiro gesto sensível, que intervém no modelo, é o da mão que cava o espaço plano de uma pequena praça de acesso e com o barro retirado cria um novo relevo configurando pequenos morros, gramados que conferem privacidade e escala a esse espaço de estar.

Cortesia Decio Tozzi
Cortesia Decio Tozzi

A intervenção seguinte constituiu simplesmente a integração dos morros por uma laje de desenho livre, orgânico, que abriga a morada térrea. O desenho interior dessa laje de cobertura, teto-jardim, que conforma o pátio de acesso, configura-se segundo uma linha espiral. A outra borda da laje ganha a forma de curvas reversas, ditadas pelo movimento das linhas das montanhas e das margens do lago no contexto da paisagem.

Cortesia Decio Tozzi

Ao longo do eixo sinuoso do teto-jardim, sob a cobertura, implantei de um lado a área de dormitórios e os banheiros cujos volumes cilíndricos são evidenciados no desenho por ritmo de curvas sucessivas. No lado oposto, dispus as dependências de serviço e apoio, e no centro, a área social separada da varanda panorâmica por um movimentado pano de vidro.

Cortesia Decio Tozzi
Cortesia Decio Tozzi

A organização do programa dessa residência sob a laje tem a intenção de propiciar, por meio das superfícies de vidro transparente do estar central, uma continuidade espacial e um passeio arquitetônico desde a rua até as margens da represa.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Decio Tozzi
  • Ano: 1977
  • Endereço: Ibiúna São Roque Brasil
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Ibiúna, São Roque, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Decio Tozzi
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Residência Carvalhal / Decio Tozzi" 31 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/39143/classicos-da-arquitetura-residencia-carvalhal-decio-tozzi> ISSN 0719-8906