O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Decio Tozzi
  6. 1965
  7. Clássicos da Arquitetura: Escola Jardim Ipê / Decio Tozzi

Clássicos da Arquitetura: Escola Jardim Ipê / Decio Tozzi

Clássicos da Arquitetura: Escola Jardim Ipê / Decio Tozzi
Clássicos da Arquitetura: Escola Jardim Ipê / Decio Tozzi, Cortesia Decio Tozzi
Cortesia Decio Tozzi

Por Decio Tozzi

Na década de 1960, a região onde se encontra o município de São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, apresentava um intenso desenvolvimento econômico resultante da concentração da produção industrial. Sendo assim, a administração da cidade realizou um exemplar planejamento urbano em cujo contexto constou a produção de uma rede de equipamentos concedidos a todos os bairros de escolas, parques, estádios esportivos e creches.

Cortesia Decio Tozzi

A Escola Jardim Ipê, situada em uma área residencial inserida no distrito industrial automobilístico da cidade, previa em seu programa um conjunto de oito salas de aula, espaço de recreação e convívio, administração, copa, refeitório e atividades de apoio.

Cortesia Decio Tozzi

Dessa forma, adotei o partido arquitetônico horizontal em que um amplo espaço central integra e organiza todos os setores, além de propiciar total flexibilidade na organização espacial e didática da escola.

Croquis

Essa solução flexível, induz à necessária experimentação pedagógica e permite diversas configurações espaciais atendendo à pesquisa e ao ensino.

Desenhos

A estrutura de concreto foi concebida como um sistema de pórticos travados pelas lajes de piso e cobertura.

Cortesia Decio Tozzi

O grande espaço central integrador das atividades da escola e da comunidade, constitui o fulcro teórico desse projeto cuja pesquisa de espaço e luz foi posteriormente desenvolvida por mim em vários edifícios residenciais urbanos, e mais recentemente no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa e no Spazio 2222 onde adquiriu, pelo uso de nova tecnologia, a modernidade contemporânea na metrópole paulistana.

Cortesia Decio Tozzi

Além disso, o desenho da Escola Jardim Ipê expressa o conteúdo contextual que está presente em todos os meus projetos.

Cortesia Decio Tozzi

Esse ideário projetual é sempre característico de cada caso, de cada projeto. Assume, portanto, acento particularizado, valorizando a consideração atenta de todos os elementos que compõem o quadro físico e humano do lugar como paisagem construída e natural.

Cortesia Decio Tozzi

Em cada novo desenho, procurei sempre, compreender as “forças urbanas”, o conjunto de relações axiais, de cheios e vazios, a volumetria e a escala do entorno, a continuidade e a descontinuidade dos ritmos e da forma e principalmente o “caráter” arquitetônico e urbanístico do local de implantação do novo componente da cidade.

Cortesia Decio Tozzi

Nesse projeto, a análise global determinou um desenho que integra o edifício na cidade de São Bernardo do Campo e denota, a forma como expressão de um imaginário social.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Decio Tozzi
  • Ano: 1965
  • Área construída: 3.200 m²
  • Área do terreno: 6.800 m²
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: São Bernardo do Campo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Informação Complementar:

  1. Estrutura: Tedeshi / Ogata
  2. Instalações: ETIP
  3. Construção: Construtora Ambiente

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Escola Jardim Ipê / Decio Tozzi" 17 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/38605/classicos-da-arquitetura-escola-jardim-ipe-decio-tozzi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.