O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restauração do Museu Palais des Gouverneurs / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg

Restauração do Museu Palais des Gouverneurs / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg

Restauração do Museu Palais des Gouverneurs / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg
Restauração do Museu Palais des Gouverneurs / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg , © Luc Boegly
© Luc Boegly

Programa

Restauração do “Palais des Gouverneurs” e reconstrução de uma parte que foi destruída em Dezembro de 1943. Restauro do edifício antigo, seu pátio e as rampas que vão para cima do balaústre. Criação de um design original para o mobiliário. O edifício é reconhecido pela França como marco histórico. (Classé Monument Historique)

© Luc Boegly

História do edifício

A origem da construção do Palácio remonta ao século XV, residência do Governador que era representante da República de Génova na ilha de Córsega. O Palácio também foi usado como um tribunal, uma prisão e um forte. Foi altamente fortificado e sofreu diversos ataques. Foi remodelado uma série de vezes.

© Luc Boegly

No final do século XVII, quando Córsega se tornou francesa, o Palácio foi transformado em um quartel militar do qual a maior parte da decoração interior foi removida.

© Luc Boegly

Em Dezembro de 1943, a cidade de Bastia foi bombardeada e o edifício foi danificado. Após a Segunda Guerra Mundial, o edifício começou a abrigar o museu da cidade depois de uma restauração breve, sendo que a parte que havia sido destruída pelo bombardeio não foi reconstruída na época.

© Luc Boegly

O “Palais des Gouverneurs” como símbolo de poder

A forma do Palácio está relacionada a sua finalidade original, a mansão do Governador de Córsega quando a ilha estava sob o domínio da República de Génova (atualmente parte da Itália). A planta é um quadrado perfeito, uma forma geométrica que simboliza ordem e poder.

© Luc Boegly

O projeto foi recuperar a geometria da construção quadrilátera original. O vácuo deixado pela destruição no canto noroeste durante a Segunda Guerra Mundial foi preenchido em um estilo contemporâneo.

 

© Luc Boegly

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg
  1. Cliente: Cidade da Bastia
  2. Custo da construção: 10,457,000 euros sem impostos (incluindo mobiliário)

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Restauração do Museu Palais des Gouverneurs / Daniel Cléris & Jean-Michel Daubourg " 11 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/36946/restauracao-do-museu-palais-des-gouverneurs-daniel-cleris-e-jean-michel-daubourg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.