SOM vence concurso para Bohai Innovation City em Pequim

SOM vence concurso para Bohai Innovation City em Pequim

Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) foram escolhidos como os vencedores do concurso internacional de projeto do plano diretor para a inovação de Bohai em Pequim, o qual ilustra um novo modelo de desenho urbano compacto e ecologicamente avançado.

A proposta vencedora centraliza um novo bairro ecológico ao longo de uma linha ferroviária expressa, ligando a capital nacional ao porto da cidade de Tianjin enquanto alavanca os recursos econômicos e o modo de vida do corredor Pequim-Tianjin. A expansão da cidade comportará 17.6 metros quadros de empreendimentos de uso misto, concentrando-se em prover uma localização privilegiada para sedes de indústrias avançadas do crescimento dinâmico da orla de Bohai, uma região que já acolhe mais de um quarto do PIB da China.

© SOM

Com metade do terreno de 1,473 hectares atribuídos a espaços abertos e naturais, a Inovação da Cidade de Bohai baseia-se no repertório de SOM de mais de sete anos de projetos urbanos sustentáveis e alto desempenho pela região – desde a premiada expansão do planejamento urbano sustentável de CBD em Pequim a inúmeros projetos em Tianjin, incluindo o rápido crescimento do bairro financeiro Yujiapu.

A Inovação da Cidade de Bohai em Pequim estabelece um novo modelo de desenvolvimento de trânsito orientado em uma escala sem precedentes,” disse o coordenador de projeto Thomas Hussey do estúdio de planejamento urbano de SOM em Chicago. “O novo bairro aproveitará o trem de alta velocidade para unir duas grandes áreas metropolitanas e criar um ambiente urbano sustentável que concentra espaços para andar e densidades compactas ao redor de estações de trânsito, enquanto ainda preserva locais verdes e de agricultura existentes.”

© SOM

O cliente comentou sobre o esquema de projeto vencedor em uma sentença escrita, “SOM projetou uma comunidade urbana humana, voltada para famílias e de uso misto em um quadro ambientalmente acolhedor para atrair pessoas talentosas e empresas chinesas e internacionais com visão para o futuro que querem se posicionar da mesma forma”.

Além de definir metas específicas e agressivas para água, energia, desperdício, energia renovável e eficiência da construção, o esquema de projeto vencedor se baseia no desenho paisagístico do escritório Turenscape que propôs um parque central úmido com o intuito de um sistema funcional sustentável que filtra e limpa a água da chuva antes de retorná-la aos rios adjacentes.

© SOM

Este projeto reforça o compromisso da China de um planejamento sustentável sensível e baseado no sistema de trânsito. Há um potencial imenso aqui e gostaríamos de trabalhar com o Governo do Distrito, a Empresa de Desenvolvimento e outras partes interessadas para definir o caráter da cidade e adaptá-lo para atender às necessidades e aos desejos das pessoas e indústrias que farão da Inovação da Cidade de Beijing em Bohai um modelo nacional de desenvolvimento de cidade satélite para a nova geração do país,” disse o parceiro de planejamento geral de SOM, Philip J. Enquist.

O plano diretor é desenhado com um distrito de negócios central organizado em torno de uma estação de trem de alta velocidade e cinco bairros distintos, oferecendo diversas casas, escolas, comércios e trabalhos. Modifica a malha viária para incorporar os alinhamentos da rodovia existente enquanto melhora a conectividade com a estação de trem e cria corredores com vistas especiais para empreendedores de marcas.

© SOM

O conceito de SOM para a Inovação da Cidade de Bohai surgiu do concurso para “Parque de Negócios Avançados da Orla de Bohai em Pequim” realizado conjuntamente com o Comitê de Administração de Construção das Sedes da Parte Alta do Distrito Taihu de Tongzhou em Pequim e a Companhia de Desenvolvimento e Investimento de Xinghu de Pequim Ltda.

O plano ainda prevê uma rede de transportes multimodal avançada e destacada pela proximidade da cidade com o aeroporto da capital e o potencial de um novo aeroporto internacional ao sul de Pequim. Através da ligação da linha de trem com a linha de metrô, trânsito rápido de ônibus, bondes locais e rota de carros elétricos o plano permite que 80% do deslocamento pessoal na cidade seja no trânsito, a pé ou de bicicleta. Combinada com ruas especialmente desenhadas para pedestres e ciclistas, esta rede convenientemente conecta seus residentes aos espaços de trabalho vizinhos, escolas e equipamentos culturais ao longo de ruas verdes e corredores.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: SOM - Skidmore, Owings & Merrill LLP

Text Message Html

Cita: Fernanda Britto. "SOM vence concurso para Bohai Innovation City em Pequim" 29 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35633/som-vence-concurso-para-bohai-innovation-city-em-pequim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.