O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Le Connestable / Jean Paul Viguier Architecture

Le Connestable / Jean Paul Viguier Architecture

Le Connestable / Jean Paul Viguier Architecture
Le Connestable / Jean Paul Viguier Architecture, © Renaud Chaignet
© Renaud Chaignet

© Renaud Chaignet

A remodelação dos antigos balcões da De Bonne foi um passo importante no esforço para lançar a habitação sustentável na França. Originalmente projetada para expandir o centro da cidade em direção aos Grands Boulevards, o Estado combina diversidade social e múltiplas funções – habitação, comércio, facilidades e parques, de fácil acesso e qualidade ambiental. Sua emissão de carbono – o edifício isolado no exterior (para este projeto, por exemplo) equivalente o padrão de eficiência energética da construção (BBC), está alguns anos a frente das normas existentes na França. O projeto de remodelação urbana ganhou o prêmio Grand Prix 2009 no quesito eco-vizinhanças patrocinados pelo Ministério do Planejamento de Desenvolvimento Sustentável.

© Renaud Chaignet

122 habitações, concluídas em 2011

Este edifício é composto de quatro blocos ao redor de um parque interno visível a partir das ruas através de aberturas verticais entre os volumes. São sete pavimentos de apartamentos com atividades comerciais no piso térreo.

Implantação

Cinco pontos fundamentais orientaram a concepção do projeto: qualidade ambiental, conforto, qualidade arquitetônica e urbana, o tratamento dos espaços externos e a modernidade da arquitetura. Como um resultado, o estudo de uma natureza compacta e a profundidade do edifício levou a proposta de três princípios de tipos de apartamento:

© Renaud Chaignet

TIPO 1 – Pavimento-tipo com jardins suspensos

Os apartamentos voltados para rua entre o primeiro e o quinto pavimento abrem-se para os exterior através de um espaço temporal de um jardim em miniatura e uma área de terraço de madeira (no estilo de um jardim japonês) limitado por uma série de placas de vidro. Esta tipologia proporciona um sistema que é eficiente tanto em termos climáticos como acústicos, criando uma fachada vibrante e animada para a rua;  a articulação dos brise-soleils dependem da escolha individual, do uso e conforto desejados.

© Renaud Chaignet

TIPO 2 – Duplex voltado para o jardim interno

Os apartamentos duplex são organizados em 4 pavimentos em torno do jardim interno. As fachadas se abrem para a paisagem que se vê por entre as loggias em balanço sobre os jardins ou através dos grandes vão de vidros fixados na linha do edifício. Através dessas aberturas de pé-direito duplo, a paisagem pode penetrar visualmente nas áreas de estar. O todo em uma escala doméstica evoca a imagem de um coletivo de pessoas com valores comuns.

© Renaud Chaignet

TIPO 3 – Casa da cobertura

Os apartamentos dos últimos dois pavimentos são trabalhados como grandes casas térreas que partem de pátios ajardinados. Vazios transversais isolam estes apartamentos uns dos outros e dá a eles o status de residências individuais.  As coberturas dessas casas são moldadas para que possam ter um maior pé-direito oara as áreas de estar e proporcionam vistas para as cordilheiras de Vercors, Chartreuse e Belle Donne.

© Renaud Chaignet

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Jean Paul Viguier Architecture
  • Ano: 2011
  • Área construída: 12000 m²
  • Endereço: Zac de Bonn Grenoble França
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Vidro e Madeira
  • Localização: Zac de Bonn, Grenoble, França

Equipe:

  • Arquitetos: Jean Paul Viguier Architecture
  • Arquiteto de operações: Tomasini Design
  • Engenharia técnica do projeto: IBSE (estrutura, VRD), GECC AICC (fluídos) / Adret (HQE)
  • Custo: 20M euros

Cita: Fernanda Britto. "Le Connestable / Jean Paul Viguier Architecture" 21 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/33293/le-connestable-jean-paul-viguier-architecture> ISSN 0719-8906