O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. New Kyoto Town House / Alphaville Architects

New Kyoto Town House / Alphaville Architects

New Kyoto Town House / Alphaville Architects
New Kyoto Town House / Alphaville Architects, Cortesia Alphaville Architects
Cortesia Alphaville Architects

 

Esta é uma casa residencial localizada em um terreno estreito no centro de Kyoto, a antiga capital do Japão. A área é repleta de casas tradicionais de madeira. Enquanto herdamos as vantagens dessas casas, procuramos superar seus inconvenientes e conceber um espaço agradável e confortável. O aspecto mais característico dessa residência é sua forma poliédrica de paredes divisórias. Estas não foram criadas por intuição, mas são baseadas em conceitos lógicos e realizam diversas funções.

Cortesia Alphaville Architects

Primeiramente, as paredes divisórias, normalmente posicionadas nas direções vertical e horizontal, possuem diversas dimensões e conectam os quartos livremente nos três pisos. Logo, o espaço criado é um ambiente contínuo com nuances dinâmicas: é simultaneamente amplo e heterogêneo.

Esquemas

Além disso, as paredes divisórias funcionam como refletores de luz natural. Elas suavemente transmitem a luz solar que entra tanto pelo lado norte como pelo lado sul para a parte interior oposta e escura do edifício. Finalmente, essas divisões obscurecem o limite entre arquitetura e mobiliário, estimulando assim a percepção e o comportamento. Dissolvidas em pisos e paredes, as paredes de madeira compensada oferecem experiências agradáveis como a de tocar ou passar a mão. A casa como um todo é uma máquina para viver, como um equipamento de playground.

Cortesia Alphaville Architects
Cortesia Alphaville Architects

Devido às regulamentações de paisagem e o contexto físico da vizinhança, herdamos a forma e a composição tradicionais das casas da região. Mas, ao mesmo tempo, esta casa supera os aspectos negativos de seus vizinhos. A estrutura de madeira dessas casas tradicionais não permitem grandes aberturas nas laterais mais baixas da construção, o mesmo caso para os pavimentos.

Cortesia Alphaville Architects

Consequentemente, o interior é escuro e os relacionamentos entre as pessoas se limitam à direção horizontal. Neste projeto, a estrutura metálica rígida e a composição poliédrica de partições são os fatores que permitem a superação dos inconvenientes das moradias típicas. Grandes aberturas nas paredes e nos pisos, acompanhando as divisões, possibilitam que a luz natural se difunda em diversas direções e incentivam as comunicações e os movimentos tridimensionais.

Cortesia Alphaville Architects

Libertos das restrições do sistema antigo, os ocupantes podem ter diversas relações entre eles mesmos e com o espaço e uma nova forma de vida na área histórica de Kyoto que emerge.

Plantas
Corte

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Alphaville Architects – Kentaro Takeguchi + Asako Yamamoto
  2. Equipe de projeto: Tomohisa Koike (Arquiteto Associado), Kazuo Takeguchi (Engenheiro Estrutural)

Informação Complementar:

  1. Empreiteira: Craftman Ship Kawana

Sobre este escritório
Alphaville Architects
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "New Kyoto Town House / Alphaville Architects" 13 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/30740/new-kyoto-town-house-alphaville-architects> ISSN 0719-8906