Loja María Cher / Mathías Klotz

O projeto é simplesmente a decisão de gerar o máximo de área exterior em um terreno essencialmente interior. A loja Maria Cher, encontra-se em um bairro de Palermo Viejo, na cidade de Buenos Aires, em uma zona de renovação urbana onde comércio e habitação convivem em um entorno de edificações pareadas de pequena e media escala.

© Roland Halbe

A tarefa era resolver um programa comercial de roupa feminina no térreo, e um apartamento de dois níveis nos pavimentos superiores. O terreno está colado a outros dois edifícios e caracteriza-se por ser estreito, profundo e, ter em seus limites construções com três ou quatro níveis.

Planta térreo

O programa devia aproveitar todo o terreno, rentabilizando ao máximo o alto valor do solo na zona, desde que não exceda a porcentagem máxima de ocupação do solo e cumprir com o recuo de fundo, que assegura a iluminação natural.

© Roland Halbe

O projeto consiste em distribuir o espaço não construído em todo o perímetro do lote, liberando as laterais, gerando um espaço irregular que produz uma série de pátios.

Planta pavimento 2

Essa operação serve para iluminar a loja e o apartamento em todas as suas fachadas, buscando a sensação de viver em um jardim, ao invés de simplesmente uma corrente de ventilação na fachada da rua e na do pátio ao fundo, como é comum em esta tipologia.

Planta pavimento 3

Para conseguir isto, e devido à urgência dos prazos de construção, projetamos uma estrutura perimetral de aço que serve de suporte à carpintaria e à vitrine. Os andares superiores são revestidos por chapas onduladas, e trabalhou-se com laje mista.

Corte AA

Os muros das edificações vizinhas foram revestidos em madeira, de modo a acentuar seu caráter natural, e de dissimular todas as suas irregularidades.

© Roland Halbe
Corte BB

O apartamento, nos níveis superiores, repete o perímetro da zona comercial, gera um par de terraços em frente ao recuar a fachada, seguindo a volumetria do vizinho e deixa um pé-direito duplo na zona posterior, acentuando a verticalidade do lote.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Mathías Klotz
  • Ano: 2006
  • Área construída: 400 m²
  • Área do terreno: 250 m²
  • Endereço: Palermo Buenos Aires Argentina
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Metal
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Palermo, Buenos Aires, Argentina
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquiteto: Mathias Klotz (KLOTZ & Asociados), Edgardo Minond
  2. Colaboradores: Loreto Lyon, Hernan Araujo

Informação Complementar:

  1. Cliente: María Cher
  2. Cálculo estrutural: Alberto Feinstein
  3. Iluminação: Jorge Pastorino
  4. Ar: Carlos Grinberg
  5. Construção: Estudio Minond

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Loja María Cher / Mathías Klotz" 08 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-29145/loja-maria-cher-mathias-klotz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.