O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão Pueblo Bolívar / g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Pavilhão Pueblo Bolívar / g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Pavilhão Pueblo Bolívar / g+ Gualano+Gualano Arquitectos
Pavilhão Pueblo Bolívar / g+ Gualano+Gualano Arquitectos, Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos
Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Pueblo Bolívar

Esta pequena cidade no meio do nada, de 100 habitantes, teve a grande sorte de chamar-se Pueblo Bolívar, razão pela qual o Presidente Chávez em uma de suas visitas ao Uruguai –ao inteirar-se disto-  decidiu apoiar e colaborar com a cidade. E assim, surge este Centro cívico.

Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos

O pavilhão abriga um salão de uso múltiplo (assembléias, casamentos, palestras, etc), banheiros públicos, uma clinica e vestiários para uma quadra de futebol semi profissional e jogos para crianças. Pretende ser o novo centro da cidade, seu ponto de reunião.

Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Este edifício tem dois fortes pontos de partida. O programa e o lugar, lugar no sentido mais amplo, que tem as seguintes condicionantes: uma paisagem muito bonita; calmo; um ponto alto na cidade; ótimas vistas; uma quadra existente; mas, por outro lado é um local de gente bastante humilde, metade de adultos, e a outra de crianças, com poucos recursos. E por isso, com pouquíssima capacidade de conservação, muito dependente do governo local. E assim, a durabilidade e baixo custo de manutenção foram as premissas mais importantes. Edifício simples, austero.

Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Utilizamos o concreto armado e tijolo, materiais nobres de boa qualidade, com um bom envelhecimento. As janelas foram feitas de lapacho, madeira dura e boa durabilidade, de modo que as “grades” são feitas também em madeira, não tanto pela segurança, mas pela manutenção e precaução com a dos vidros.

Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Esta peça, como um artefato, é colocada em um terreno doado pelo governo local. É o programa que a define, e uma geometria muito racional, para se alcançar um projeto simples e limpo. O programa define os diferentes espaços, criando-se quatro áreas separadas por corredores; o edifício perfura, abranda, dissolve um pouco a presença desta peça e a faz mais permeável e transitável às pessoas, às vistas e aos contatos.

Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Uma galeria unifica o edifício e relaciona as partes, o edifício vira-se à quadra existente, e, agora, a melhora. O edifício é um espaço publico, quer ser um lugar cívico, um pequeno fórum romano, um pequeno lugar de encontro.

Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Características construtivas

O projeto define-se por duas peças de concreto, uma o piso, e a outra o teto, constituindo o espaço “entre”. É ali onde se desenvolve o programa do edifício, em uma peça com paredes de tijolo à vista no exterior, e interiormente, paredes brancas (usando-se gesso ou cerâmica), demarcando claramente interior/exterior. Materiais de simples construção e acabamento e aberturas em madeira dura.

Cortesia g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: g+ Gualano+Gualano Arquitectos – Marcelo Gualano, Martín Gualano

 

Informação Complementar:

  1. Construtora: Medina &Possamai
  1. Cliente: Fundação Simón Bolívar
  2. Texto original em espanhol: g+ Gualano+Gualano Arquitectos

Sobre este escritório
g+ Gualano+Gualano Arquitectos
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Pavilhão Pueblo Bolívar / g+ Gualano+Gualano Arquitectos" 08 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/29055/pavilhao-pueblo-bolivar-g-mais-gualano-mais-gualano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.