O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Metropol Parasol / Jürgen Mayer H. Architects

Metropol Parasol / Jürgen Mayer H. Architects

Metropol Parasol / Jürgen Mayer H. Architects
Metropol Parasol / Jürgen Mayer H. Architects, © Javier Orive
© Javier Orive

Projetado por Jürgen Mayer H. Architects, o projeto torna-se um novo ícone para Sevilha; é um lugar de identificação que pretende potenciar Sevilha como um dos destinos mais fascinantes do mundo da cultura.

© Javier Orive

Metropol Parasol explora o potencial da Plaza de la Encarnación de se tornar um novo centro urbano contemporâneo; seu papel como um espaço urbano único dentro da densa trama urbana  da cidade medieval de Sevilha permite uma variedade de atividades recreativas e comerciais.

© Javier Orive

Através de uma impressionante estrutura de madeira, a cidade ganhou um museu, um mercado, uma praça elevada, bares e restaurantes dentro dos guarda-sóis, além de um terraço panorâmico no topo da estrutura.

© Javier Orive

Apresentamos um zoom do projeto através de uma série de detalhes construtivos que nos mostram como são unidas suas 3.000 peças de madeira.

Video © Pedro Kok

A estrutura total – que conforma seis quebra-sóis em forma de cogumelos – mede aproximadamente 150m de extensão, 75m de largura e 28m de altura, a partir de uma rede ortogonal de 1,5×1,5m.

Video © Pedro Kok

As pesquisas dos engenheiros do escritório Arup, extraídas do modelo geométrico 3D dos arquitetos usado na análise estrutural, permitiram definir a construção da estrutura em madeira micro laminada da Kerto, composta por lâminas de abeto de 3mm de espessura, estas obtida através do processo de raspagem, e coladas para a formação de grandes painéis, obtendo-se uma elevada resistência mecânica.

Video © Pedro Kok

Jan Peter Koppitz, engenheiro da construtora, conta: “Como o cálculo estrutura requeria uma análise em 3D de grande complexidade, composto por elementos infinitos, desenvolvemos um programa interativo capaz de determinar a espessura dos elementos de madeira em cada uma das uniões da estrutura para sua otimização adequada. Finalmente, os dados do modelo 3D do arquiteto integraram-se aos nossos e, também, ao modelo virtual da empresa de madeira.”

Detalhe 1

Dessa maneira, o Metropol Parasol é composto por mais de 3 mil peças unidas através de barras de aço fundido, montadas in loco e capazes de suportar as altas temperaturas de Sevilla.

Detalhe 2

As extremidades dos elementos de madeira dependem do funcionamento de toda a estrutura, variando 30cm na zona perimetral aos3 metrosnas zonas de transição até os troncos.

Axonométrica

A espessura das peças também é variável entre os 7 e22 cm. Toda a madeira micro laminada está protegida por um revestimento de poliuretano de2 a3mm, impermeável, mas que permite a transpiração.

Corte

Aproveitamos para apresentar dois vídeos:

Um do fotógrafo brasileiro Pedro Kok para Domus, no qual podemos ver como se vive atualmente na Plaza de La Encarnación em Sevilha, abaixo do grande quebra-sol de Jürgen Mayer, e no qual podemos observar detalhes do sistema das uniões que acabamos de revisar.

J. Mayer. H.’s Metropol Parasol, Sevilla, Spain from Pedro Kok on Vimeo.

E o outro vídeo que nos foi cedido pela equipe do escritório de engenharia ARUP:

Informação Via :Detail / Europaconcorsi /

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: Jürgen Mayer H. Architects

Informação Complementar:

  1. Engenharia estrutural: Arup
  1. Fotógrafos: Javier Orive e Pedro Kok (vídeo)

Sobre este escritório
Jürgen Mayer H. Architects
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Metropol Parasol / Jürgen Mayer H. Architects" 02 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/27417/metropol-parasol-jurgen-mayer-h-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.