O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Le Monolithe / MVRDV

Le Monolithe / MVRDV

Le Monolithe / MVRDV
Le Monolithe / MVRDV, Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

‘Le Monolithe’ (o monolito, em francês) – um edifício de uso misto de alta eficiência energética e localizado na área de desenvolvimento de Concluence, na ponta sul da Presqu’île de Lyon – chegou a sua conclusão em 2010. A estrutura de área total de 32.500m² reúne habitação social, imóveis para arrendamento, residência para deficientes físicos, escritórios e comércio. O bloco é composto por cinco sessões, cada uma projetada por um arquiteto diferente, seguindo as diretrizes do MVRDV: Pierre Gautier, Manuelle Gautrand, ECDM e Erik van Egeraat. Os arquitetos paisagistas do West 8 desenharam a praça pública. O escritório MVRDV projetou a parte da frente do edifício na qual anuncia, através de toda a fachada, a integração europeia, citando a Constituição da UE. ‘Le Monolithe’ foi realizado pelo investimento imobiliário do ING e Atemi.

Cortesia de MVRDV

Em 2004, os investidores do ING convidaram um grupo internacional de arquitetos para desenvolver o plano geral que, no caso, o escritório MVRDV foi escolhido para a realização. Baseados nessas diretrizes, cada arquiteto foi chamado para desenhar uma parte que juntas formam ‘Le Monolithe’. O grande bloco urbano é um complexo de uso múltiplo que abrange habitações sociais e de aluguel, escritórios e estacionamento subterrâneo. O bloco é caracterizado pelo grande pátio interno com um espaço público elevado com vista para a cidade, a nova marina e um parque, relembrando a clássica ‘Grand Gallérie’ francesa. O volume é dividido em cinco partes, cada uma desenvolvida por um arquiteto diferente em prol da diversidade e variedade arquitetural. O MVRDV é responsável pela parte da frente, ao sul, na margem com a água. Cada segmento é único em materialidade, composição e expressão arquitetônica. O edifício faz parte do projeto de regeneração urbano ‘Lyon Confluence’, que abrange uma área de 150 hectares na parte sul da Presqu’île de Lyon, onde os rios Rhône e Saône se encontram.

Esquema

Edifício sul

Os interiores do edifício desenhando pelo MVRDV estão protegidos do sol por meio de persianas de alumínio como referência à arquitetura tradicional local. A diversidade de apartamentos de ‘Le Monolithe’ atrai diferentes grupos de moradores, tornando o bloco como um reflexo da população de Lyon. Os escritórios estão divididos em unidades de 500m² no mínimo que são acessadas por três núcleos de circulação vertical, possibilitando acessos individuais. Cada unidade é flexível em termos de ajuste, dependendo das necessidades e solicitações dos inquilinos. Todos os espaços são naturalmente iluminados e ventilados.

Cortesia de MVRDV

Em junho de 2005, quando a França e a Holanda votaram contra a Constituição Europeia, o MVRDV decidiu redesenhar a fachada e integrar uma lembrança dos valores, ideais e carências da União Europeia. Quando todas as persianas estão fechadas, o primeiro artigo da Constituição Europeia pode ser lido: “A União é fundada nos valores do respeito à dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, o Estado de direito e o respeito pelos direitos humanos, incluindo o direito das pessoas que pertencem às minorias. Esses valores são comuns aos membros de Estado em uma sociedade em que o pluralismo, a não-discriminação, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a igualdade entre mulheres e homens prevalecem”.

Cortesia de MVRDV

Destina-se a promover um possível ‘sim’ para a Europa em tempos de protencionismo, a acompanhar o espírito coletivo da EU de reunir arquitetos. As partes adjacentes são projetadas por arquitetos franceses e holandeses como Pierre Gautier, Manuelle Gautrand, ECDM e Erik van Egeraat. Os arquitetos paisagistas holandesdes do West 8 foram responsáveis pelos espaços públicos.

Cortesia de MVRDV

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MVRDV
  • Ano: 2010
  • Área construída: 32500 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Lyon, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
MVRDV
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Le Monolithe / MVRDV" 31 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/25480/le-monolithe-mvrdv> ISSN 0719-8906