O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola de Mouriz / Atelier Nuno Lacerda Lopes

Escola de Mouriz / Atelier Nuno Lacerda Lopes

Escola de Mouriz / Atelier Nuno Lacerda Lopes
Escola de Mouriz / Atelier Nuno Lacerda Lopes, © Fernando Guerra
© Fernando Guerra

Trata-se de um projecto de um centro escolar, constituído por um Núcleo de Pré-escolar e um Núcleo de 1º Ciclo situado em Mouriz, Paredes, norte de Portugal. Desenvolve-se em 2 pisos e dá cumprimento ao programa funcional de forma a gerir fluxos e a criar diferentes níveis de utilização decorrentes de uma escola com diferentes níveis de autonomia -núcleo do pré-escolar, núcleo de 1º ciclo, área comum e espaço desportivo -associando as dinâmicas próprias de cada unidade de ensino hierarquizando usos e utilizadores, dividindo percursos e funções.

© Fernando Guerra

Formalmente esta escola assume-se como um volume marcadamente longitudinal que recupera memórias dos edifícios fabris que povoavam a zona.

© Fernando Guerra

Ambos os topos do projecto são “abertos”, isto é, são vãos amplos envidraçados, e os alçados longitudinais são duas superfícies contínuas encerradas, pontuadas apenas pela repetição aparentemente desordenada do mesmo vão.

© Fernando Guerra

Também a cobertura é ritmada através de diferentes pendentes, que com uma leitura assumida no alçado, transpõem uma ideia de movimento que, em conjunto com os vãos, criam uma ilusão de aparente sky line de cidade.

© Fernando Guerra

Deste modo o jogo rítmico não se limita somente ao nível das aberturas da fachada, mas estende-se de igual modo às coberturas, interferindo na dimensão volumétrica, o que de certo modo, além de acentuar o valor distinto da concepção formal desta escola, remete-nos para a ideia de lúdico, um valor tão intrínseco aos principais utilizadores das escolas.

© Fernando Guerra

Espacialmente também se verificam repercussões na caracterização do interior. O jogo volumétrico da cobertura e a variação rítmica das aberturas reflectem-se na caracterização do espaço interior, possibilitando experiências físicas e sensoriais diferenciadas em cada espaço, seja nas salas de aula ou nos corredores. O movimento criado pela cobertura prolonga-se para o interior, contagiando os espaços destinados à aprendizagem com a sua linguagem materializada em desníveis e grandes diferenças de alturas. A sala de aula ganha assim nova dimensão, deixando de ser um espaço austero e inflexível, sendo aqui um espaço de criatividade e imaginação, que se pretende versátil e sobretudo polivalente.

© Fernando Guerra

O material de revestimento em madeira modificada utilizado extensamente confere uma unidade e continuidade, garantindo uma qualidade plástica e arquitectónica singular.

Relativamente á utilização de materiais no interior salienta-se a predominância de elementos uniformizadores do espaço como o pavimento revestido a linóleo, a iluminação suspensa, os armários e portas em mdf lacado a branco, que garantem a caracterização do espaço escolar.

© Fernando Guerra

É uma solução no âmbito escolar de linguagem actual e singular, com um forte sentido de integração, que transmite um sentido estético cuidado e de articulação global conferido pelo desenho, compatibilizando os aspectos necessários à conjugação das dinâmicas educativas com a disponibilização de uma experiência espacial diversificada.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Atelier Nuno Lacerda Lopes
  • Ano: 2010
  • Endereço: Mouriz Paredes Portugal
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Mouriz, Paredes, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Informação Complementar:

  1. Contratista: Câmara Municipal de Paredes
  2. Arquitetura Coordenação: CNLL
  3. Especialidades: AC+Coger, Central de Projectos, IPC
  1. Projeto: 2009-2010

Cita: Igor Fracalossi. "Escola de Mouriz / Atelier Nuno Lacerda Lopes" 27 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/23936/escola-de-mouriz-atelier-nuno-lacerda-lopes> ISSN 0719-8906