O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Proposta para o Concurso Europan 11 – Leeuwarden Housing / OODA + OOIIO

Proposta para o Concurso Europan 11 – Leeuwarden Housing / OODA + OOIIO

Proposta para o Concurso Europan 11 – Leeuwarden Housing / OODA + OOIIO
Proposta para o Concurso Europan 11 – Leeuwarden Housing / OODA + OOIIO, Cortesia OODA + OOIIO
Cortesia OODA + OOIIO

O desenho da proposta por OODA + OOIIO foi instintivamente desenvolvido sob básicas e determinantes suposições refletidas no local. Água, ruralidade, urbanidade e hábitos e tradições culturais. Eles tentaram criar um equilíbrio interativo entre todas as premissas e encontraram na natureza um quadro conceitual que serviu de ponto de partida para a formalização do plano urbano de habitação. Os lírios d’água flutuantes (nenúfares).

Cortesia OODA + OOIIO

Esses organismos que vivem na água são, em sua essência, amostras que naturalmente fazem a “ponte” entre água e mundo terreno, desenvolvendo um ecossistema particular e sustentável. Simultaneamente, os lírios d’água flutuantes são também um ícone reconhecido da identidade da província de Friesland. Nosso desenho proposto foi baseado nesse conceito, tentando desenvolver um novo sistema urbano paralelo. A necessidade de combinar e estabelecer relações ambientais entre a área de estudo e a cidade de Leeuwarden, levou-nos a uma organização celular, criada da abstração de um conjunto de lírios d’água.

Cortesia OODA + OOIIOCortesia OODA + OOIIO

Através da justaposição, sobreposição e repetição das células flutuantes fomos capazes de organizar e desenvolver um espaço residencial único e um ambiente comum com uma grande integração com a água, os espaços verdes e as áreas rurais. Dessa forma, foi possível reunir todos os novos hábitos residenciais e as pré-existências naturais/rurais, criando um sistema residencial sustentável em coexistência harmônica com os meios urbano e natural.

Cortesia OODA + OOIIO

Todo o planejamento urbano foi criado através de uma matriz celular advinda da abstração dos lírios d’água onde todos os acessos térreos às unidades habitacionais, juntamente com todos os espaços esportivos, rurais e públicos são estabelecidos sobre a água, como uma almofada de lírio d’água. Nesse sentido, todos os blocos de apartamentos possuem forma excepcional, mais vertical e ainda é também relacionado ao conceito que representa a abstração da flor de lírio.

Cortesia OODA + OOIIO
Cortesia OODA + OOIIO

Ficha técnica:

  • Arquitetos:OODA + OOIIO
  • Ano: 2011

Equipe:

  1. OODA: Diogo Brito, Rodrigo Vilas-Boas, Francisco Lencastre, Francisca Santos, Diogo Mesquita, Lourenço Menezes
  2. OOIIO: Joaquín Millán Villamuelas, Jesús Reyes García, Joanna Siejak, Ana Sánchez Torrecilla, Emiliano d´Incecco, Ana Mendicuti, Juan José Ortega López

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Proposta para o Concurso Europan 11 – Leeuwarden Housing / OODA + OOIIO" 24 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/21888/proposta-para-o-concurso-europan-11-leeuwarden-housing-ooda-mais-ooiio> ISSN 0719-8906