O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotel Vila Carlotta / Architrend Architecture

Hotel Vila Carlotta / Architrend Architecture

Hotel Vila Carlotta / Architrend Architecture
Hotel Vila Carlotta / Architrend Architecture, © Umberto Agnello
© Umberto Agnello

O projeto arquitetônico articula o espaço em resposta a várias demandas: relação com o contexto urbano, diálogo com os vários corpos do edifício, atuação como um filtro entre áreas internas e externas, resposta às necessidades de conforto, etc. A direção do espaço relaciona o homem com o desejo de gerar lugares que melhorem a qualidade de vida. Uma suposição banal para todos os arquitetos, mas é precisamente por sua complexa simplicidade que existem poucos exemplos nos quais essa base teórica se tornou um excelente projeto, sem cair no banal ou paternalista. Entre os projetos de sucesso está o Hotel Vila Carlota, do escritório Architrend Studio Associato, onde a relação dialética entre o reuso de um edifício histórico e a construção de um novo hall é o tema dominante na relação entre homem e residência.

© Umberto Agnello

A intervenção é configurada em duas partes autônomas mas fortemente correlacionadas. A primeira se refere à recuperação e adaptação funcional de um edifício rural de finais do século XIX a um hotel com pátio.

© Umberto Agnello

A segunda concerne à relação do jardim com a piscina. O projeto vê uma série de intervenções que, embora mantendo as características históricas do edifício, também implementa sua transformação e conservação.

© Umberto Agnello

A altura dos quartos existentes possibilitou a distribuição através de dois níveis conectados por um hall de pé-direito duplo, feito de estrutura de aço e guarda-corpos de vidro, um elemento contemporâneo em relação com os pré-existentes.

© Umberto Agnello

No térreo está a recepção com a escada que leva ao segundo andar, o restaurante, onze quartos e sete suítes júnior, enquanto no segundo andar está o hall mezanino, seis quartos e uma suíte.

© Umberto Agnello

O restaurante fica dentro de um estrutura de aço e vidro com vigas de madeira em contato direto com o grande jardim e piscina, se abrindo ao território. As obras são caracterizadas pelo uso de materiais naturais dispostos em relação com os materiais tradicionais presentes no antigo edifício rural.

Um diálogo material declarado que leva a fachada do século XIX ao volume de ferro e vidro, tornando-o o pivô entre a recuperação e a nova construção.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Gaetano Manganello & Carmelo Tumino
  1. Projeto: 2003
  2. Construção: 2005
  3. Materiais: Pedra, Aço, Vidro e Madeira

Sobre este escritório
Architrend Architecture
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Hotel Vila Carlotta / Architrend Architecture" 16 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/20566/hotel-vila-carlotta-architrend-architecture> ISSN 0719-8906