O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Morre David Libeskind, autor do Conjunto Nacional na Avenida Paulista

Morre David Libeskind, autor do Conjunto Nacional na Avenida Paulista

Morre David Libeskind, autor do Conjunto Nacional na Avenida Paulista
Morre David Libeskind, autor do Conjunto Nacional na Avenida Paulista, Cortesia de casa.abril
Cortesia de casa.abril

O arquiteto David Libeskind faleceu ontem, dia 9 de abril de 2014, na cidade de São Paulo. Nascido em 1928 na cidade paranaense de Ponta Grossa, Libeskind muda-se com a família para Belo Horizonte no ano seguinte. Na capital mineira vai ser aluno do pintor modernista Guignard na adolescência, para depois se formar arquiteto na Universidade Federal de Minas Gerais em 1952.

Durante o curso de arquitetura, foi aluno de Sylvio de Vasconcellos, que o convida a estagiar no departamento estadual do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Sphan. Após formado, vai se radicar na capital paulista, onde rapidamente se integra no meio arquitetônico e cultural, passando a frequentar o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB e o circuito de arte, onde tem oportunidade de atuar como pintor.

Artista gráfico, ilustrador e pintor, Libeskind ganhou notoriedade com o Conjunto Nacional, complexo arquitetônico que ocupa uma quadra em plena Avenida Paulista e que projetou em 1954, com menos de 30 anos de idade. Com uma expressiva obra residencial, tanto unifamiliar como condominial, é autor de obra diversificada, com programas variados: Posto de Puericultura para a Legião Brasileira de Assistência, Fórum de Socorro, Hospital Infantil da Faculdade de Medicina de Sorocaba, Grupo Escolar em Santa Cruz do Rio Pardo, Banco Crefisul, dentre outros.

Conjunto Nacional. Image © Thiago Kubo
Conjunto Nacional. Image © Thiago Kubo

Seus projetos arquitetônicos e sua atuação em outras áreas da arte têm merecido crescente interesse nas escolas de arquitetura, seja como referência projetual, seja como objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, com diversos artigos, mestrados e doutorados sobre sua obra.

O velório acontece hoje, 10 de abril, a partir das 9 horas, no cemitério Israelita do Butantã, situado na Avenida Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 5530, Raposo Tavares, na cidade de São Paulo. O enterro acontece às 11 horas, no mesmo local.

Via vitruvius

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Morre David Libeskind, autor do Conjunto Nacional na Avenida Paulista" 10 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/188698/morre-david-libeskind-autor-do-conjunto-nacional-na-avenida-paulista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.