Caminho em Pilar de la Horadada / Joaquín Alvado Bañón

Caminho em Pilar de la Horadada / Joaquín Alvado Bañón

© David Frutos© David Frutos© David Frutos© David Frutos+ 32

  • Engenheiro:Miguel Angel Crespo
  • Gestão De Projeto:Guia Consultores
  • Estrutura:Salvador Ivorra
  • Geometria:Guillén, Isabél Pérez and Angel González.
  • Cidade:Pilar de la Horadada
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma da rua principal e da praça de "Pilar de la Horadada" eram muito irregulares, com diversos elementos verticais, estacionamentos e linhas tortas de árvores. Pensamos em uma calçada ao longo da orla, um caminho de pedestres entre a areia e as palmeiras.

Plantas
Plantas

A cidade é mediterrânea e se localiza a não mais de um quilômetro da costa e da praia. A rodovia principal divide a paisagem e desconecta o mar e o passeio dos cidadãos. Nossa primeira decisão foi criar um passeio que trabalhasse com as sensações ao longo da orla. O sol, a areia, a claridade, umidade, cores, sombras, calor... queríamos trazer à cidade este tipo de sensação.

© David Frutos
© David Frutos

Construímos um nível para pedestres que vai dos limites da cidade até a igreja no final do passeio. Não há mudanças de nível nem obstáculos. Dividimos a rua principal em diversos níveis para organizar diferentes funções.

© David Frutos
© David Frutos

O caminho para pedestres foi construído com um pedra que muda de coloração e brilho chamada de “Piedra del Cabezo”. Quando chega-se à praça o automóvel desaparece e esta pedra recobre toda a superfície, conformando uma leve rampa que leva à entrada principal da igreja.

© David Frutos
© David Frutos

Há outros caminhos para outras funções: estacionamento, jardins, mobiliário urbano... Tudo é conectado por diferentes superfícies com diferentes tratamentos do concreto - queimado, polido e pintado com padrões florais. Nesta mistura onde tudo acontece ao mesmo tempo há uma barreira entre as pessoas e os automóveis.

Plantas
Plantas

Os materiais utilizados para criar a atmosfera do caminho ao longo da orla foram o aço inoxidável, metacrilato colorido, poliestireno, água e diversos tipos de vegetação e árvores.

© David Frutos
© David Frutos

Em seu percurso pelo projeto você sente o vento, os pássaros voando, o sol em seu rosto e a umidade em sua pele. Tentamos construir um espaço para os cidadãos encontrarem seus vizinhos, caminhar, fazer atividades físicas, sentir o cheiro e a umidade do mar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Mayor, 03190 Pilar de la Horadada, Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Caminho em Pilar de la Horadada / Joaquín Alvado Bañón" [Pilar de la Horadada Promenade / Joaquín Alvado Bañón] 08 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-187757/caminho-em-pilar-de-la-horadada-slash-joaquin-alvado-banon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.