O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Planejamento Urbano
  4. Espanha
  5. Joaquín Alvado Bañón
  6. 2013
  7. Caminho em Pilar de la Horadada / Joaquín Alvado Bañón

Caminho em Pilar de la Horadada / Joaquín Alvado Bañón

Caminho em Pilar de la Horadada / Joaquín Alvado Bañón
Caminho em Pilar de la Horadada  / Joaquín Alvado Bañón, © David Frutos
© David Frutos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 32

© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma da rua principal e da praça de "Pilar de la Horadada" eram muito irregulares, com diversos elementos verticais, estacionamentos e linhas tortas de árvores. Pensamos em uma calçada ao longo da orla, um caminho de pedestres entre a areia e as palmeiras.

Plantas
Plantas

A cidade é mediterrânea e se localiza a não mais de um quilômetro da costa e da praia. A rodovia principal divide a paisagem e desconecta o mar e o passeio dos cidadãos. Nossa primeira decisão foi criar um passeio que trabalhasse com as sensações ao longo da orla. O sol, a areia, a claridade, umidade, cores, sombras, calor... queríamos trazer à cidade este tipo de sensação.

© David Frutos
© David Frutos

Construímos um nível para pedestres que vai dos limites da cidade até a igreja no final do passeio. Não há mudanças de nível nem obstáculos. Dividimos a rua principal em diversos níveis para organizar diferentes funções.

© David Frutos
© David Frutos

O caminho para pedestres foi construído com um pedra que muda de coloração e brilho chamada de “Piedra del Cabezo”. Quando chega-se à praça o automóvel desaparece e esta pedra recobre toda a superfície, conformando uma leve rampa que leva à entrada principal da igreja.

© David Frutos
© David Frutos

Há outros caminhos para outras funções: estacionamento, jardins, mobiliário urbano... Tudo é conectado por diferentes superfícies com diferentes tratamentos do concreto - queimado, polido e pintado com padrões florais. Nesta mistura onde tudo acontece ao mesmo tempo há uma barreira entre as pessoas e os automóveis.

Plantas
Plantas

Os materiais utilizados para criar a atmosfera do caminho ao longo da orla foram o aço inoxidável, metacrilato colorido, poliestireno, água e diversos tipos de vegetação e árvores.

© David Frutos
© David Frutos

Em seu percurso pelo projeto você sente o vento, os pássaros voando, o sol em seu rosto e a umidade em sua pele. Tentamos construir um espaço para os cidadãos encontrarem seus vizinhos, caminhar, fazer atividades físicas, sentir o cheiro e a umidade do mar.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Caminho em Pilar de la Horadada / Joaquín Alvado Bañón" [Pilar de la Horadada Promenade / Joaquín Alvado Bañón] 08 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/187757/caminho-em-pilar-de-la-horadada-slash-joaquin-alvado-banon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.