Inês Lobo vence o Prêmio arcVision Women and Architecture 2014

Francisco Rodrigues Lobo Secondary School / Inês Lobo Arquitectos. Image © Leonardo Finotti

A arquiteta portuguesa Inês Lobo venceu a segunda edição do arcVision Prize - Women and Architecture, um prêmio internacional de arquitetura instituído pelo Grupo Italcementi. Elogiada pelo júri por ser uma "arquiteta versátil", Lobo construiu uma reputação por "atacar problemas arquitetônicos criativamente" em uma variedade de escadas "dentro do tecido urbano existente."

Ao receber a notícia, Lobo comentou: "Estou realmente surpresa. É um prêmio muito importante, com tamanha visibilidade internacional, e também ressalta que ainda é difícil ser uma arquiteta. Estou muito lisonjeada por receber este prêmio na ocasião da celebração dos 100 anos do nascimento da arquiteta Bo Bardi, sendo que há um século atrás era ainda mais difícil para uma mulher. Mas eu gostaria de dedicar este prêmio - se me permitem - a todas as pessoas que me fizeram acreditar que a arquitetura é um meio poderoso para construir um mundo melhor para todos, sejam mulheres ou homens."

Row-Houses in Bom Sucesso / Inês Lobo Arquitectos. Image © Leonardo Finotti

Formada pela Universidade Técnica de Lisboa, Lobo fundou seu escritório em 2002. Desde então, devota seu tempo à prática profissional e a lecionar na Universidade Autônoma de Lisboa. Como o Grupo Italcementi descreve, "Na arquitetura de Lobo, a conversão do edifício adquire um papel importante, dando a ela a oportunidade de se libertar dos modelos pré-constituídos do Modernismo clássico."

“Dentre seus mais importantes projetos, muitos dos quais na esfera pública e em Portugal, está a Faculdade de Arte e Arquitetura em Evora, onde os anexos foram substituídos pela nova construção e o pátio reconfigurado. Inspirando-se na arquitetura industrial existente e em seus sistemas, ela definiu estratégias a serem empregadas na nova construção; seu trabalho é claramente contemporâneo, informado pelo passado, mas voltado para o futuro."

“Ela é precisa, muito habilidosa em termos de uso e combinação de materiais. Embora suas obras sejam discretas, elas são extremamente poderosas em termos de geometria e radicais em suas abordagens." O júri falou do rico contraponto que ela estabelece entre os edifícios existentes e os novos acréscimos que projeta. 

O prêmio é um workshop de duas semanas no i.lab, no Centro da Italcementi Group R&D em Bérgamo, e 50.000 euros, parte dos quais deverá ser repassada a projetos sociais da escolha da vencedora.

Júri arcVision 2014: 

  • Shaikha Al Maskari (Membro do Steering Committee of the Arab International Women’s Forum-AIWF)
  • Vera Baboun (Prefeita de Bethlehem)
  • Odile Decq (Líder da ODBC)
  • Louisa Hutton (Sócia fundadora do Sauerbruch Hutton)
  • Suhasini Maniratnam (atriz, produtora e escritora indiana profundamente envolvida com serviços comunitários)
  • Samia Nkrumah (presidente do Kwame Nkrumah Pan African Center)
  • Kazuyo Sejima (sócia, juntamente com Ryue Nishizawa, do SANAA)
  • Benedetta Tagliabue (fundadora, juntamente com Enric Miralles, do EMBT)
  • Martha Thorne (Diretora do Prêmio Pritzker)
  • Elena Zambon (Presidente da companhia farmaceutica italiana Zambon S.p.A.)
  • Via arcVision.org

    Sobre este autor
    Cita: Rosenfield, Karissa. "Inês Lobo vence o Prêmio arcVision Women and Architecture 2014 " [Ines Lobo Wins 2014 arcVision Women and Architecture Prize] 10 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-182251/ines-lobo-vence-o-premio-arcvision-women-and-architecture-2014> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.