O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cinema
  4. Holanda
  5. Kengo Kuma & Associates
  6. Kengo Kuma entre os finalistas para projetar o ARTA "Arts Cluster" em Arnhem

Kengo Kuma entre os finalistas para projetar o ARTA "Arts Cluster" em Arnhem

Kengo Kuma entre os finalistas para projetar o ARTA "Arts Cluster" em Arnhem
Kengo Kuma entre os finalistas para projetar o ARTA "Arts Cluster" em Arnhem, © Kengo Kuma & Associates
© Kengo Kuma & Associates

Kengo Kuma, um dos quatro renomados arquitetos que competem para projetar o tão aguardado Centro Cultural ArtA, em Arnhem, divulgou detalhes de sua proposta finalista. Sua "Praça Elevada das Artes" foi concebida para servir como "a sala de estar da cidade". Seus principais programas, o Focus Film Theatre e o Museu Arnhem, estão unidos por uma série de terraços verdes, cujo principal objetivo é reconectar o centro da cidade ao seu "recurso inexplorado", o Rio Reno.

"Um dos objetivos urbanos mais importantes do novo edifício será a capacidade de reconectar o centro da cidade ao Reno", descreveram os arquitetos em um comunicado à imprensa. "Para isso nós 'levantamos a rua pública' em terraços escalonados para um nível mais alto em direção ao rio envolvendo os visitantes com uma bela vista do Reno enquanto experienciam o edifício. Ao mesmo tempo, trouxemos a água para a cidade, com uma cascata suave de espelhos d'água. Isto criará um espaço público animado ".

View from Rhine. Image © Kengo Kuma & Associates
View from Rhine. Image © Kengo Kuma & Associates

A fim de "organicamente" integrar-se dentro da cidade, o centro cívico aborda a cidade e o rio de duas formas estratégicas. De frente para o centro da cidade, o edifício incorpora uma "face urbana", ou seja, como Kuma descreve, "capaz de ficar na escala do contexto da cidade e para ser reconhecido com a sua própria identidade clara." À beira do rio, o edifício assume uma abordagem mais delicada, com uma série de terraços e paisagens tridimensionais que, com cuidado e de forma orgânica, trazem a arquitetura a uma escala mais humana.

"Com a introdução de terraços verdes e da água junto ao Newstraat, que pode ser percebido como uma 'horta comunitária' no contexto urbano, a arquitetura tem aqui uma "forma de paisagem" relacionando-se, assim, com o rio e com a cidade."

Raised Street. Image © Kengo Kuma & Associates
Raised Street. Image © Kengo Kuma & Associates
Arts Square. Image © Kengo Kuma & Associates
Arts Square. Image © Kengo Kuma & Associates

"Os dois programas, o Museu Arnhem e Film House Theatre estão interligados ao redor da Praça das Artes sem apresentar limites muito definidos." As funções do Museu se localizam nos pavimentos superiores do edifício, ao passo que as instalações da FFA estão nos pavimentos inferiores. No entanto, os espaços foram concebidos de modo a encorajar a sobreposição das funções na Praça das Artes e nos espaços mais definidos, criando contaminações interessantes."

Ao mesmo tempo, funções adicionais, como a sala de conferências, os estúdios de residência artística e as salas de aula, se localizam em torno da Praça das Artes e permitem múltiplos usos para ambas as instituições.

Section. Image © Kengo Kuma & Associates
Section. Image © Kengo Kuma & Associates

"A coleção permanente do Museu se localiza no terceiro, um espaço de escala mais humana, com a tela envolvendo sua fachada e protegendo os interiores da luz direta do sol. As galerias temporárias, que ocupam os dois andares superiores, estão ligadas uma à outra por um espaço de pé-direito duplo de frente para a cidade, permitindo que grandes obras de arte ou instalações sejam expostas."

Gallery. Image © Kengo Kuma & Associates
Gallery. Image © Kengo Kuma & Associates
River Cafe. Image © Kengo Kuma & Associates
River Cafe. Image © Kengo Kuma & Associates

Em contraste, "as projeções das salas de cinema estão localizadas nos andares mais baixos, próximas à entrada do edifício, tornando fácil o uso do acesso para a noite de shows de final do horário de funcionamento. Vazios através dos pisos permitem vistas diagonais das salas públicas de cinema, por exemplo, em direção ao rio e à Praça das Artes. Embora as cinco principais salas de projeção estejam localizadas próximas umas das outras, as projeções informais são possíveis nas fachadas e nas paredes do interior do edifício."

"Nos pavimentos inferiores, os espaços de circulação das salas de cinema se cruzam com os fundos dos demais programas, expondo ao público os bastidores do edifício."

© Kengo Kuma & Associates
© Kengo Kuma & Associates
  • Arquitetos

  • Localização

    Meijnerswijk 5, 6841 HA Arnhem, Países Baixos
  • Equipe

    Kengo Kuma, Yuki Ikeguchi, Maria-Chiara Piccinelli, Maurizio Mucciola, Miruna Constantinescu, Mariko Kobayashi, Titouan Chapouly
  • Área

    8400.0 m2

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Kengo Kuma & Associates
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Kengo Kuma entre os finalistas para projetar o ARTA "Arts Cluster" em Arnhem" [ArtA / Kengo Kuma & Associates] 01 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/179867/kengo-kuma-entre-os-finalistas-para-projetar-o-arta-arts-cluster-em-arnhem> ISSN 0719-8906