100 anos de Vilanova Artigas

100 anos de Vilanova Artigas

No dia 23 de junho 2015, Vilanova Artigas completaria 100 anos. Peça fundamental no ensino e prática da arquitetura brasileira – sobretudo a paulista - o arquiteto anteviu a arquitetura e o urbanismo como ferramentas indispensáveis para a transformação da realidade das cidades brasileiras. Propôs soluções na prática de seu processo criativo como arquiteto, como professor e intelectual. Seu legado vanguardista não só permanece atual, como está mais efervescente do que nunca.

O projeto Artigas 100 anos

A celebração dos 100 anos está ramificada em quatro vertentes que contam com um núcleo de pesquisa em comum. A inédita cinebiografia do arquiteto, com o título provisório de Vilanova Artigas: as cidades como as casas, as casas como as cidades tem, desde a sua captação, a vocação multiplataforma. O roteiro foi pensado para gerar longa-metragem, série de televisão e websérie. O website oficial disponibilizará o acervo profissional e pessoal de Artigas para acesso público, além de centralizar todas as informações sobre os eventos do Centenário. No livro, uma curadoria definitiva de suas obras mais relevantes, que influenciaram e seguem inspirando arquitetos brasileiros e estrangeiros. A exposição promovida pelo Itaú Cultural propõe um mergulho do público com o processo criativo do arquiteto. Seus projetos, seus desenhos e fotos pessoais revelam seu lado artístico e humano.

O documentário foi idealizado e será escrito e dirigido pela neta do arquiteto, a roteirista e jornalista Laura Artigas. Terá co-direção de Pedro Gorski e a coordenação artística de Marcelo Machado, diretor do premiado documentário “Tropicália”. A pesquisa será coordenada pela historiadora Rosa Artigas, filha do arquiteto, que também assina a organização do livro. Com mais de 30 anos de experiência na área cultural, ela foi responsável, entre outros, pelos dois primeiros livros sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

© OWAR Arquitectos
© OWAR Arquitectos

Programa de patronos

O projeto Artigas 100 anos está em busca de patronos, que receberão como contrapartida os produtos do centenário e outras recompensas ainda mais especiais por seu apoio.

Celebrando a memória do próprio Vilanova Artigas, que sempre acreditou na troca de ideias e na melhoria da sociedade por meio do esforço coletivo, o projeto aproveita os contemporâneos conceitos de financiamento colaborativo e da mobilização para convocar apoiadores que prestigiem a preservação da memória do arquiteto, e por consequência, da Cultura Brasileira. Para participar entre em contato pelo e-mail centenarioartigas@gmail.com.

Referência: Vitruvius

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "100 anos de Vilanova Artigas" 24 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-178818/100-anos-de-vilanova-artigas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.