O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Wang Shu, Zaha Hadid e Brasil Arquitetura entre os 14 nomeados para o Prêmio "Design of the Year"

Wang Shu, Zaha Hadid e Brasil Arquitetura entre os 14 nomeados para o Prêmio "Design of the Year"

Wang Shu, Zaha Hadid e Brasil Arquitetura entre os 14 nomeados para o Prêmio "Design of the Year"
Wang Shu,  Zaha Hadid e Brasil Arquitetura entre os 14 nomeados para o Prêmio "Design of the Year", Heydar Aliyev Center / Zaha Hadid Architects © Iwan Baan
Heydar Aliyev Center / Zaha Hadid Architects © Iwan Baan

O Museu do Design, em Londres, anunciou os candidatos ao prêmio "Design of the Year" de 2014. Abrangendo as indústrias de arquitetura, moda e design de móveis, da escola flutuante na Nigéria, ao carro sustentável com preço acessível da Toyota e o telefone celular feito de blocos destacáveis, apenas um dos 76 projetos apresentados será eleito o mais inovador desse ano. Dos nomeados, 14 são algumas das obras mais comentadas do mundo, dentre as quais o projeto da Praça das Artes do escritório Brasil Arquitetura. Veja alguns dos projetos nomeados a seguir.

Casa Child Chemo, Osaka / Tezuka Architects, Takaharu & Yui Tezuka 

Um lugar onde as crianças em tratamento quimioterápico podem viver com suas famílias, a Casa Child Chemo  visa facilitar um estilo de vida comum em um belo e calmo espaço.

Fachada por Paul Smith, Albemarle Street, Mayfair, London / 6a Architects

O ferro fundido utilizado para esta fachada, referente ao mobiliário urbano de Londres, cria um contraste com as casas Georgianas vizinhas. Um padrão sinuoso de círculos entrelaçados confere um certo abstracionismo na forma clássica no Regency, quando as janelas sinuosas parecem acenar para o vidro das galerias ao seu entorno.

Frac Centre - Les Turbulences, Orleans / Jakob + MacFarlane

Idealizado pelos arquitetos tanto como uma paisagem quanto uma superfície topográfica, este pavilhão facetado de concreto e alumínio transmite um fluxo permanente de informações digitais. Volume, luz e imagem fundem-se para criar uma forma dinâmica de arquitetura que comunica, revela, provoca, estimula e informa.

The Turbulences FRAC Centre / Jakob + Macfarlane Architects © Nicolas Borel
The Turbulences FRAC Centre / Jakob + Macfarlane Architects © Nicolas Borel

Frac Nord-Pas de Calais, Dunkerque / Anne Lacaton & Jean Philippe Vassal

Um centro de arte contemporânea localizado em um antigo depósito de barcos. Os arquitetos mantiveram a estrutura original e anexaram um hall duplo com as mesmas dimensões, criando um espaço industrial aberto.

Frac Nord-Pas de Calais, Dunkerque / Anne Lacaton & Jean Philippe Vassal © Philippe Ruault
Frac Nord-Pas de Calais, Dunkerque / Anne Lacaton & Jean Philippe Vassal © Philippe Ruault

Heydar Aliyev Center, Baku, Azerbaijan / Zaha Hadid e Patrik Schumacher

Ondulações elaboradas, bifurcações, dobras e inflexões modificam a superfície dessa praça transformando-a em uma paisagem arquitetônica que possibilita uma infinidade de funções. O edifício transforma as distinções convencionais entre objeto arquitetônico e paisagem urbana, construindo uma edificação e uma praça urbana, interior e exterior.

La Tallera Siqueiros, Cuernavaca, Morelos, México / Frida Escobedo Originalmente concebido como um ateliê muralista, a casa e o estúdio do artista mexicano David Alfaro Siqueiros são transformados em um novo museu e centro cultural. Os enormes murais de Siqueiros foram reposicionados para criar um pátio aberto, e uma grade de concreto geométrica composta de triângulos cobre partes do museu, mesclando as fronteiras entre espaço interior e exterior.

La Tallera / Frida Escobedo
La Tallera / Frida Escobedo

Makoko Escola Flutuante, Nigeria / NLÉ, Makoko Community Building Team Um protótipo de estrutura flutuante, construído para a histórica comunidade na água de Makoko, Nigéria. A escola possui uma abordagem inovadora, barata e sustentável para atender as necessidades sociais e físicas da comunidade.

Makoko Escola Flutuante/ NLE Architects
Makoko Escola Flutuante/ NLE Architects

Mont de Marsan Mediatheque / archi5 Estagnada em um rígido pátio militar, a Biblioteca da Mídia é um inspirador símbolo cultural. Concebida como uma praça cultural coberta, seus planos transparentes abrem-se generosamente para a visão do público.

Mont de Marsan Mediatheque / archi5
Mont de Marsan Mediatheque / archi5

Museo Jumex, Cidade do México / David Chipperfield Fazendo pleno uso de um difícil terreno triangular este elegante museu é revestido de pedra travertino, localmente extraída e possui uma cobertura inclinada que permite a entrada de luz natural na galeria do andar superior.

Newhall Be, Harlow, Essex / Alison Brooks Architects Esse projeto de 84 unidades em Harlow, Essex integra uma mistura de novas e familiares tipologias de casas, construção pré-fabricada e um altamente eficiente masterplan que maximiza o espaço de estar e a flexibilidade das residências individuais. O projeto desafia a suposição das construtoras que os compradores sempre preferem residências tradicionais.

Newhall South Chase / Alison Brooks Architects © Paul Riddle
Newhall South Chase / Alison Brooks Architects © Paul Riddle

Praça das Artes Centro de Artes Performáticas, Sao Paulo / Brasil Arquitetura Um novo complexo em uma área que sofreu com o declínio econômico por décadas, a Praça das Artes incorpora edifícios históricos ao lado de novos volumes construídos em concreto aparente e coloridos com pigmento vermelho. Finas paredes garantem a flexibilidade dos espaços internos e espaços externos desobstruídos, ao passo que, externamente, amplos espaços abertos e novos caminhos públicos marcam o projeto.

Praça das Artes / Brasil Arquitetura © Nelson Kon
Praça das Artes / Brasil Arquitetura © Nelson Kon

St. Moritz Church, Augsburg, Alemanha (Reforma do Interior) / John Pawson Levando em conta as perspectivas estéticas, funcionais e litúrgicas, a reforma utilizou o meticuloso emparelhamento de elementos específicos para alcançar um campo visual mais claro, chamando a atenção para o "limiar para transcendência", que é concebido como um espaço de luz.

Interior Remodeling of St. Moritz Church / John Pawson © Hufton+Crow
Interior Remodeling of St. Moritz Church / John Pawson © Hufton+Crow

O Novo Crematório no Cemintério Woodland, Stockholm / Johan Celsing Construído em um terreno acidentado em uma parte selvagem da floresta do Woodland Cemetery, o Novo Crematório mistura o concreto branco com o tijolo esmaltado também branco em um edifício que é ao mesmo tempo robusto e sensível.

Wa Shan Guesthouse, Hangzhou, China / Wang Shu A Pousada e centro de recepção do vencedor do Prêmio Pritzker, Wang Shu, baseia-se nas tradições da Academia de Arte da China e na própria cidade de Hangzhou. O novo edifício é um dos 22 projetados pelo arquiteto no Academy’s Xiangshan Campus.

Silk Pavilion / MIT Media Lab © Steven Keating
Silk Pavilion / MIT Media Lab © Steven Keating

Também indicados, o Silk Pavilion desenhado pelo Mediated Matter Group no MIT Media Lab, na categoria "produto", e a identidade do Serpentine Galllery criada por Marina Willer e Brian Boylan, na categoria "arte gráfica". Veja todos os projetos indicados aqui no anúncio oficial do Museu do Design.

Todas as 76 nomeações estarão expostas no Museu do Design do dia 26 março ao dia 25 agosto. O vencedor será anunciado dentro de alguns meses.

Descrições do projetos e novidades via Museu do Design.

Sobre este autor
Karissa Rosenfield
Autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Wang Shu, Zaha Hadid e Brasil Arquitetura entre os 14 nomeados para o Prêmio "Design of the Year"" [Wang Shu and Zaha Hadid Among 14 Nominated for "Design of the Year" Award] 21 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/178245/wang-shu-zaha-hadid-e-brasil-arquitetura-entre-os-14-nomeados-para-o-premio-design-of-the-year> ISSN 0719-8906