O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Eduardo Longo
  6. 1979
  7. Clássicos da Arquitetura: Casa Bola / Eduardo Longo

Clássicos da Arquitetura: Casa Bola / Eduardo Longo

Clássicos da Arquitetura: Casa Bola / Eduardo Longo
Clássicos da Arquitetura: Casa Bola / Eduardo Longo, © Chico Prestes Maia
© Chico Prestes Maia

© Chico Prestes Maia © Chico Prestes Maia © Chico Prestes Maia © Chico Prestes Maia + 40

Uma estrutura esférica de oito metros de diâmetro surge –ou talvez pousa– na laje de coberta de uma casa. Digamos que pousa e se enraíza na estrutura da casa: as vigas existentes são descascadas para que nelas sejam soldados os ferros da nova estrutura. Cria-se uma nova fundação suspensa. Sobre ela pousa o edifício.

Cortesia de Eduardo Longo
Cortesia de Eduardo Longo

Dois anéis verticais perpendiculares entre si configuram a forma e a estrutura principal do edifício: tubos de aço de três polegadas. A parte inferior de um deles apresenta chapas soldadas que cumprem o papel de viga, e se apoiam sobre as vigas da casa existente abaixo. Sobre os dois anéis principais são soldados outros anéis formados por tubos menores: tubos de caldeira de uma polegada e meia reciclados. Dois são verticais, de mesmo diâmetro que os principais, e formando quarenta e cinco graus com eles. Outros onze são horizontais, de diâmetros diferentes, distribuídos simetricamente a partir do anel horizontal maior que marca a metade da altura total.

Croquis
Croquis

Sobre a estrutura tubular esférica solda-se uma malha de ferro de três dezesseis avos de polegada e sobre ela uma tela de estuque, para então começar o fechamento da casa com argamassa armada. Todas as paredes, todo o mobiliário fixo, e a maioria dos equipamentos do edifício são materializados com essa técnica. O listado inclui a pia e bancadas da cozinha, a caixa d'água, camas, prateleiras, sofás, luminárias, e vasos sanitários.

© Tuca Reines. Cortesia de Eduardo Longo
© Tuca Reines. Cortesia de Eduardo Longo

Inicialmente, as paredes externas foram materializadas com três camadas: uma de argamassa armada externa, de um centímetro e meio aproximadamente de espessura, uma camada de dois centímetros de isopor, e outra de argamassa de revestimento interno, com também um centímetro e meio aproximadamente. Com esta última, todos os cantos do edifício, entre pisos, paredes e tetos, foram arredondados. Tudo é pintado de uma mesma cor: branco. Apesar das camadas internas, se mantêm à vista a largura dos anéis da estrutura esférica. Tempos depois, foi acrescentada externamente uma nova capa de isopor e sobre ela uma casca de alumínio.

Cortesia de Eduardo Longo
Cortesia de Eduardo Longo

Os pisos do edifício são materializados também com tubos de aço soldados sobre a estrutura esférica e logo fechados com argamassa armada. Conformam seis meio níveis ao todo, com pés direitos que variam desde um metro e oitenta centímetros. Cada um deles desenvolve-se em metades opostas intercaladamente, e são separados e conectados por duas faixas centrais de circulação, de setenta centímetros de largura cada. Uma deles é destinada às escadas e a outra, aos corredores.

© Tuca Reines. Cortesia de Eduardo Longo
© Tuca Reines. Cortesia de Eduardo Longo

O piso que está localizado na metade da esfera, ocupando metade do seu diâmetro, abriga o salão principal do edifício. Sobre ele não há nenhum outro nível. Ao contrários dos ambientes náuticos inferiores, este salão apresenta um pé direito de quatro metros, cujo ápice é uma claraboia central entre o anel de compressão superior. Seu pé direito e a ampla janela externa dão a ele o caráter de varanda ou terraço. Um metro acima, pela frente sudeste da esfera, compondo a segunda metade do salão, está a sala de estar e televisão, com seus dois sofás moldados à mão e a televisão apoiada sobre uma haste vertical giratória.

© Tuca Reines. Cortesia de Eduardo Longo
© Tuca Reines. Cortesia de Eduardo Longo

Após consolidados estrutura, pisos e fechamentos, alguns pedaços dos tubos perimetrais foram sendo eliminados. Os principais: o pedaço do tubo que dividia a entrada principal ao meio, e os tubos que segmentavam as duas janelas dos salões-terraço superiores. Assim se experimenta.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Eduardo Longo
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Casa Bola / Eduardo Longo" 26 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/173627/classicos-da-arquitetura-casa-bola-slash-eduardo-longo> ISSN 0719-8906