O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Vencedor do EUROPAN12: Kaufbeuren: Fasten Your Seat belt!

Vencedor do EUROPAN12: Kaufbeuren: Fasten Your Seat belt!

Vencedor do EUROPAN12: Kaufbeuren: Fasten Your Seat belt!
Vencedor do EUROPAN12: Kaufbeuren: Fasten Your Seat belt!, Imagem
Imagem

Seguindo com a publicação dos vencedores do Concurso Europan 12, mostramos desta vez a proposta Kaufbeuren: Fasten Your Seat belt! dos arquitetos Ana Quintana Zazurca, Sergio Romero Moreno, Giorgia Sgarbossa e Elisenda Surbes Soriano.

Planta Modelo conceitual Estrutura territorial Imagen + 21

Memorial da equipe:

A cidade contemporânea pretende antecipar o futuro e se adaptar a suas mudanças imprevisíveis. Várias estratégias estão sendo desenvolvidas atualmente, buscando uma capacidade de resistência criativa, ou seja, estratégias que se adaptem a um entorno em constante mudança.

Estrutura territorial
Estrutura territorial

O fechamento da " TechnischenSchule der Luftwaffe 1" (Escola Técnica da Força Aérea 1), significou para Kaufbeuren uma perda considerável quanto a sua função urbanística e estrutural. Sob os temas "cidade adaptável" e "eco-ritmos" que a EUROPAN 12 convida a explorar, para este lugar foram pensadas novas formas de desenvolvimento com fortes sinergias entre os entornos urbanos e naturais, buscando romper com o princípio de oposição que hoje separa os habitantes da cidade das realidades naturais. 

Esquema turístico
Esquema turístico
Imagen
Imagen

A base militar de Kaufbeuren é uma descontinuidade na estrutura territorial do lugar, causando a ruptura do corredor natural existente. A proposta tem como objetivo resolver a desconexão com o centro histórico da cidade, conectando novos caminhos ciclo-peatonais, e revalorizando a muralha histórica. O novo desenvolvimento combina as sinergias urbanas e naturais através de um parque transversal que atua como conector. Agricultura urbana, produção de energia e formas flexíveis de habitar coexistem. Além disso, a proposta se beneficia da elevada posição do lugar e de suas vistas abertas, utilizando os antigos traços da base militar como principais linhas de desenho, conservando, assim, sua identidade.

Modelo conceitual
Modelo conceitual

A estratégia se baseia em uma aproximação "em múltiplas camadas", proporcionando uma estrutura básica ao invés de um desenho fechado, num processo que tem como base três objetivos principais: flexibilidade, adaptabilidade e sustentabilidade. 

Os processos temporais se convertem em elemento chave do projeto. Por um lado, os empreendimentos arquitetônicos proporcionam diferentes tipologias de acordo com as necessidades da cidade. Por outro lado, os novos sistemas naturais se consolidarão e se integrarão à matriz agrícola e florestal ao longo do desenvolvimento. 

Planta
Planta

O novo acesso ao lugar conecta a antiga base aérea com as antigas muralhas, enquanto que a pista se converte no eixo principal do parque. A produção de energia, na porção leste, se baseia na geração de eletricidade e água, enquanto que as novas habitações, na porção oeste, são complementadas por novos espaços públicos. Esta disposição permite a introdução de uma trama agrícola que dá continuidade ao sistema global em escala territorial, do qual fazem parte pomares urbanos. Existem pontos de captação de água que utilizam as áreas mais baixas da topografia para a acumulação das águas pluviais. Novas plantações complementam a floresta existente, estabelecendo um forte vínculo com o ecossistema circundante. 

Sección transversal general
Sección transversal general

São propostas três tipologias de habitações: a tipologia linear marca o ritmo. Os espaços intersticiais e os edifícios existentes são oportunidades para implantar novas atividades para o bairro. A tipologia "em massa" brinca com a paisagem, diferente para cada grupo de habitações. A tipologia isolada, de baixa densidade, se encontra próximo aos campos agrícolas e dos pomares urbanos. 

Planta
Planta

Arquitetura e paisagem interatuam juntos para estabelecer novas relações com o núcleo urbano. As novas áreas de produção, o aumento das zonas florestais e os novos eixos verdes são parte integral do projeto que tem como objetivo aumentar o valor da cidade de Kaufbeuren.

  • Concurso

    EUROPAN 12
  • Premio

    Vencedor
  • Nombre de la Obra

    Fasten your seatbelt!
  • Arquitetos

    Ana Quintana Zazurca, Sergio Romero Moreno, Giorgia Sgarbossa, Elisenda Surbes Soriano
  • Localização

    Kaufbeuren, Germany
  • Equipe de Projeto

    Ana Quintana Zazurca, Sergio Romero Moreno, Giorgia Sgarbossa, Elisenda Surbes Soriano
  • Ano do Projeto

    2013

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Vergara, Enzo. "Vencedor do EUROPAN12: Kaufbeuren: Fasten Your Seat belt!" [Ganador EUROPAN12: Kaufbeuren: Fasten Your Seat belt!] 24 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/169923/vencedor-do-europan12-kaufbeuren-fasten-your-seat-belt> ISSN 0719-8906