O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional

Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional

Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional
Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional, Wooden Skyscraper from the park. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson
Wooden Skyscraper from the park. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson

O escritório escandinavo C.F. Møller Architects, em colaboração com DinellJohansson, foi escolhido como vencedor do concurso de arquitetura HSB Estocolmo. A proposta vencedora inclui três "arranha-céus residenciais ultra-modernos" previstos para o centro da cidade de Estocolmo. Apenas uma destas propostas será realmente construída, e será o mais alto arranha-céu de madeira do mundo. A conclusão da torre escolhida está marcada para 2023, o 100 º aniversário do organizadora da competição e maior associação de habitação da Suécia, HSB. Veja as três propostas de projetos após o intervalo.

Projeto 1: o mais alto arranha-céu de madeira do mundo

Wooden Skyscraper Ground Level. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson
Wooden Skyscraper Ground Level. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson

Wooden Skyscraper from the street. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson Wooden Skyscraper - interior view. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson Wooden Skyscraper Ground Level. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson Wooden Skyscraper on Stockholm's skyline. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson + 22

O arranha-céu residencial, que chegará a 34 andares e será construído a partir de uma estrutura de madeira com a núcleos de concreto, será o mais alto edifício de madeira do mundo. Cada apartamento terá uma varanda com fachada de vidro e o telhado abrigará de uma série de painéis solares. Ao incluir uma cafeteria, creche, ginásio, garagem de bicicletas e um jardim de inverno compartilhado na proposta, a "sustentabilidade social" do projeto fica clara.

De acordo com os arquitetos, "pilares e vigas serão construídas com madeira maciça e também laminada colada." "As esquadrias e forros serão feitos de madeira, permitindo que o material seja também visível do exterior através das grandes janelas." Para C.F. Møller, a madeira foi a escolha natural para o inovador empreendimento residencial: "É um material menos agressivo ao meio ambiente e durável que cria uma ambiência interna confortável e saudável, além de constitui uma proteção muito eficiente contra o fogo" Mais detalhes aqui.

Projeto 2: Conversão do Escritório, Fleminggatan 4

Fleminggatan 4: view from across the water. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson
Fleminggatan 4: view from across the water. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson

Fleminggatan 4: view of apartments. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson Fleminggatan 4: view of communal entrance space. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson Fleminggatan 4: Planta Pavimento Térreo Fleminggatan 4: Corte (pavimentos de habitação) + 22

Uma combinação de projeto inédito e de reforma foi aplicada a um edifício anteriormente ocupado por Tekniska Nämdhuset, parte da cidade de Estocolmo. Uma grande parte da estrutura existente foi mantida nas três estruturas com a adição de dois edifícios interpostos. Juntamente com o cais e um conjunto de novos patamares em forma de terraços de frente para a água, os edifícios se abrem "para os seus arredores [criando] um novo ponto de encontro recreacional no centro de Estocolmo."

Todos os três novos edifícios têm "uma fachada característica e uma estrutura de madeira." Descrito pelos arquitetos como "um projeto de habitação durável e de recursos eficientes", a proposta oferece oportunidades para uma variedade de diferentes tipos de apartamentos destinados a uma clientela diversificada. Um hall de entrada no térreo poderia oferecer aos residentes, por exemplo, um local para comprar comida pronta, ou a oportunidade de reservar bicicletas e carros, oferecendo às pessoas formas de tornar a sua vida cotidiana mais socialmente sustentáveis .

Projeto 3: Quadra Urbana Vertical, Hagastaden

Vertical Urban Quarter. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson
Vertical Urban Quarter. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson

Vertical Urban Quarter: view from above. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson Vertical Urban Quarter: view from above. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson Quadra Urbana Vertical: tipologias Quadra Urbana Vertical: Planta Pavimento Térreo + 22

Este complexo de habitação pretende ser um marco na nova quadra de Hagastaden. Ao lado de outros quatro edifícios planejados, o projeto irá acomodar um supermercado, cafeteria, restaurante, uma biblioteca e grandes espaços ao ar livre. De acordo com os arquitetos, o complexo "também vai dar à cidade novas experiências visuais, incluindo a sua estrutura de madeira, terraços verdes no telhado e um parque infantil em um dos pavimentos, bem como uma fachada dinâmica e variada que reflete os vários tipos de apartamentos por trás dela."

O edifício, descrito como "extremamente simples", abriga um grande número de casas dentro de uma série de volumes simples. O projeto acabará por abrigar casas de família, moradia estudantil, moradias urbanas, lofts, coberturas e até mesmo lares para idosos. Moradores terão acesso a uma série de instalações comuns, assim como um jardim de infância e oficinas, todos projetados para facilitar a vida dos moradores.

Você pode saber mais de sobre arranha-céus de madeira lendo os artigos Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira e Por que pensar em arranha-céus feitos de madeira?

  • Concurso

    HSB Stockholm
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

    Berg | C.F. Møller Architects em cooperação com DinellJohansson
  • Localização

    Västerbroplan, Kungsholmen, Estocolmo, Suécia
  • Colaboradores

    Tyréns, Transsolar, AKT II, DeBrand
  • Cliente

    HSB Stockholm
  • Área

    11450.0 m2
  • Ano do projeto

    2013

Referências: C.F. Møller, HSB Stockholm 2023

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este autor
James Taylor-Foster
Autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional" [C.F. Møller and DinnellJohansson's Wooden Skyscraper Wins International Competition] 06 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/165237/arranha-ceu-de-madeira-de-cf-moller-e-dinnelljohansson-vence-competicao-internacional> ISSN 0719-8906