O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. China
  5. Foster + Partners
  6. Foster e Heatherwick se juntam para projetar o Centro Financeiro de Xangai

Foster e Heatherwick se juntam para projetar o Centro Financeiro de Xangai

Foster e Heatherwick se juntam para projetar o Centro Financeiro de Xangai
Foster e Heatherwick se juntam para projetar o Centro Financeiro de Xangai, © Foster + Partners
© Foster + Partners

Foster + Partners juntou suas forças com o Heatherwick Studio para o projeto do novo Bund Finance Centre (BFC) no coração do centro histórico de Xangai. O edifício de uso misto, localizado frente à água, servirá como o "ponto final" da rua mais famosa da cidade, bem como uma ligação privilegiada entre a cidade antiga, o Bund, e o novo distrito financeiro.

© Foster + Partners
© Foster + Partners

O master plan de 420.000 metros quadrados, será composto por oito estruturas e centrado em torno de uma praça ajardinada considerável. No final, mais ao sul do local, serão construídas duas torres de 180 metros, que serão marcos na paisagem, abrigando escritórios, um hotel-boutique e lojas de luxo. No núcleo do projeto há um centro cultural e artístico, inspirado nos teatros tradicionais chineses, que combina exposições e salas de eventos com espaços para performances.

Conforme descrito por Foster + Partners: "O centro é concebido como uma plataforma para as artes internacionais e intercâmbio cultural, bem como um local para eventos de marcas, lançamentos de produtos e eventos corporativos. O edifício está rodeado por um véu em movimento, que se adapta ao uso mutável do edifício e revela o palco em sua varanda e a vista para Pudong".

Todos os edifícios serão construídos a partir de uma paleta de pedras trabalhadas em detalhes de bronze. "As bordas de cada volume são feitas a partir de uma rica textura, granitos artesanais e que se afinam conforme ascendem em altura, dando a impressão de solidez na base e transparência no topo."

© Foster + Partners
© Foster + Partners

"Sentar-se na entrada da parte antiga de Xangai, na margem do rio onde chegam barcos de todo o mundo, este é um local extraordinário que estava desocupado há muitos anos", descreveu Thomas Heatherwick. "Ao preencher este último local vazio no famoso Bund, em Xangai, o conceito é inspirado pela ambição da China de não duplicar o que existe no resto do mundo, mas sim, olhar para as novas formas de se conectar com fenomenal patrimônio arquitetônico e paisagístico da China".

Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Foster e Heatherwick se juntam para projetar o Centro Financeiro de Xangai" [Bund Finance Centre (BFC) / Foster + Partners + Heatherwick Studio] 09 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/158880/foster-e-heatherwick-se-juntam-para-projetar-o-centro-financeiro-de-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.