Quatro equipes selecionadas para a etapa final da Competição Parramatta Square

Quatro projetos para duas grandes torres comerciais no coração de Sydney foram revelados pelo Conselho Municipal de Parramatta. Três das propostas são de escritórios com sede na cidade - Francis-Jones Morehen Thorp, Johnson Pilton Walker e Bates Smart - e uma delas é do escritório italiano Mario Cucinella Architects. Com 73 propostas vindas de todas as partes do mundo, as duas torres terão um papel central para o entorno da Parramatta Square.

A lista de finalistas faz parte da quinta e sexta etapa de um masterplan mais amplo que já premiou, dentre outros, o escritório Grimshaw Architects. Veja os projetos e os comentários do júri a seguir...

John Chedid, Prefeito de Sydney, descreveu os projetos como "soluções inovadoras, com visão de futuro", dizendo que "sem dúvida, estes projetos, concebidos por alguns dos mais renomados escritórios, nos ajudarão a encontrar nossas necessidades culturais, econômicas, de entretenimento e turísticas, criando um marco único e distinto para Parramatta."

Francis-Jones Morehen Thorp

A proposta de Francis-Jones Morehen Thorp foi descrita como "duas torres elegantes, conectadas, de geometria cônica, que têm o potencial de se tornar ícones de Parramatta Square."

Johnson Pilton Walker. Image Courtesy of Parramatta City Council

Johnson Pilton Walker

Sobre o esquema de Johnson Pilton Walker, o júri comentou que o projeto cria conexões entre a Parramatta Square, Darcy Street e a Parramatta Station, estendendo espaços públicos sobre os dois níveis. Os jurados acrescentaram ainda que "as torres retilíneas pairam sobre o novo espaço público, aspecto visto como um grande gesto para Parramatta Square."

Bates Smart

Francis-Jones Morehen Thorp. Image Courtesy of Parramatta City Council

O projeto de Bates Smart "propõe um pódio ativo diferenciado voltado para Parramatta Square, ativando a praça com uma variedade de usos comerciais. Duas torres retilíneas com grandes recuos formam algo mais próximo de um pano de fundo que um gesto icônico."

Mario Cucinella Architects

Bates Smart. Image Courtesy of Parramatta City Council

Ao comentar sobre a proposta de Mario Cucinella Architects, o júri disse que "este esquema voltado para questões ambientais propõe um par de torres cônicas cujas fachadas são revestidas por um sistema fotovoltaico que transpira. O plano de cobertura conta com turbinas eólicas que sinalizam a ênfase na sustentabilidade do projeto."

Segundo o Conselho de Parramatta, as quatro equipes selecionadas "competirão agora em excelência de projeto". Cada uma receberá US$30 mil para continuar o desenvolvimento do projeto e o conselho anunciará o resultado final antes do final do ano.

Júri

  • Peter Poulet (Diretor de Planejamento Urbano de Sydney)
  • Graham Jahn (Desenvolvimento e Transporte)
  • Elisabeth Peet (Líder da equipe do Departamento de Planejamento e Infraestrutura) 
  • Scott Gregg (Diretor de Desenvolvimento Imobiliário do Conselho Municipal de Parramatta)

Referências: Parramatta City Council

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Quatro equipes selecionadas para a etapa final da Competição Parramatta Square" [Four Teams Shortlisted For Parramatta Square Design Competition] 05 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-157450/quatro-equipes-selecionadas-para-a-etapa-final-da-competicao-parramatta-square> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.