Anunciados os vencedores do Prêmio Curry Stone 2013

Anunciados os vencedores do Prêmio Curry Stone 2013

A Fundação Curry Stone nomeou três vencedores do Prêmio Curry Stone 2013: Hunnarshala (Bhuj, Índia), Proximity Designs (Yangon, Birmânia), e Studio TAMassociati / Emergency (Veneza / Milão, Itália). O prêmio anual, em sua sexta edição, premia os arquitetos talentosos que "aproveitam seu talento e o ofício para o bem social." Mais de cada vencedor, a seguir.

Os Vencedores de 2013:

Hunnarshala’s office in Bhuj showcases the many building techniques it has developed with local artisans. © Andreas Deffner
Hunnarshala’s office in Bhuj showcases the many building techniques it has developed with local artisans. © Andreas Deffner

Hunnarshala, fundado no começo de 2001, durante o terremoto de Gujarat, Índia, facilita a reconstrução liderada pelos artesãos em áreas pós desastres, assim como a reconstrução a longo prazo das cidades e assentamentos informais. Hunnarshala junta as habilidades de artesãos locais e construtores que têm profundo conhecimento de sistemas construtivos resistentes e oferece habitações de alta qualidade, sustentáveis e seguras aos desastres. Estas colaborações levam a novas soluções híbridas que elevam a arquitetura vernacular à inovação. As experiências do grupo também desencadeiam a reutilização de resíduos industriais anteriormente inutilizados, como resíduos de madeira de naufrágios (unidos em tiras finas para piso, portas e caixilhos de janelas).

Hunnarshala trabalhou na reabilitação de desastres na Índia (Gujarat, Tamil Nadu, Caxemira e Bihar), Irã, Indonésia e no Afeganistão. Ajudou a construir mais de 30.000 abrigos provisórios e quase 12.000 reconstruções permanentes.

Proximity’s collapsible water storage tanks provide cheap and flexible  alternatives to concrete or other solid storage. © Tim Mitzman
Proximity’s collapsible water storage tanks provide cheap and flexible alternatives to concrete or other solid storage. © Tim Mitzman

Proximity Designs é um grupo de desenvolvimento sustentável que trabalha para melhorar a qualidade de vida nas pobres áreas rurais da Birmânia. A organização sem fins lucrativos aumenta a produtividade dos agricultores através da concepção, produção e distribuição de equipamentos a preços acessíveis para pessoas que vivem com menos de U$ 2 por dia. Seus produtos - bombas de irrigação movidas a pedal, sistemas de irrigação por gotejamento que funcionam pela gravidade, e tanques portáteis de armazenamento de água - ajudam a reduzir as dificuldades diárias, como transportar toneladas de água. Extrema acessibilidade é o dogma principal da filosofia de projeto da Proximity: O "Elefante Bebê", uma bomba totalmente de plástico que pode extrair 850 litros por hora, custa apenas US US$17, mas pode aumentar o lucro líquido de um fazendeiro para até U$ 200 em uma única estação de crescimento.

Em um país onde a infraestrutura é subdesenvolvida, o grupo teve que criar seu próprio ecossistema, a fim de entregar os seus serviços para os agricultores que mais precisam deles. Toda a fabricação é feita na Birmânia e a distribuição é local: Os produtos são vendidos em grandes cidades e mercados de vilas e uma rede de mais de 800 agentes independentes trabalham na esfera da aldeia. Para lidar com a fome de crédito do país, são oferecidos empréstimos aos agricultores com juros baixos. Proximity Designs tem tido grande alcance neste país isolado e é uma das maiores organizações sem fins lucrativos que operam na Birmânia. Já vendeu mais de 100.000 produtos, e atendeu mais de 98 mil famílias em 2012.

Wooden blinds shade a public terrace at the Port Sudan pediatric clinic. © Massimo Grimaldi and Emergency
Wooden blinds shade a public terrace at the Port Sudan pediatric clinic. © Massimo Grimaldi and Emergency

Studio TAMassociati é um consórcio italiano de arquitetos reconhecidos pela concepção de instalações de saúde em áreas críticas e devastadas por guerras. Trabalham em parceria com o Emergency, uma ONG italiana que fornece tratamento médico às vítimas da guerra. A colaboração de uma década resultou em um modelo replicável para cuidados de saúde de alta qualidade livre e instalações educacionais no Sudão, Serra Leoa, República Africana Central, Iraque e Afeganistão.

Juntas, TAM e Emergency construíram cinco hospitais na África, que já atenderam mais de 700 mil pacientes. Uma delas, o Centro Salam, em Khartoum, Sudão, é o único hospital da região que presta cuidados cardíacos especializados gratuitamente. Como uma extensão de seus esforços para tratar os civis afetados pela guerra, TAM e Emergency têm colaborado em sete clínicas na Itália para prestar cuidados de saúde aos refugiados. O objetivo da Emergency é a criação de clínicas que seguem - ou até excedem - as normas ocidentais, com respeito às tradições locais. TAM traduz a missão da ONG Emergency à realidade arquitetônica. TAM e Emergency trazem centros de saúde de ponta e arquitetura para áreas onde não há nenhuma infraestrutura do tipo. A equipe redefiniu cuidados de saúde, mostrando como um hospital pode se tornar uma salvação cultural e a saúde pode ser uma ponte para a paz.

Os vencedores compartilharão o prêmio de US$120,000 igualmente.

Mais informações no site Curry Stone Design Prize.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Anunciados os vencedores do Prêmio Curry Stone 2013" [2013 Curry Stone Design Prize Winners Announced] 01 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-156218/anunciados-os-vencedores-do-premio-curry-stone-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.