O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Mesa “Modos de ser moderno” com Lina Kim e Michael Wesely

Mesa “Modos de ser moderno” com Lina Kim e Michael Wesely

Mesa “Modos de ser moderno” com Lina Kim e Michael Wesely
 Mesa “Modos de ser moderno”  com Lina Kim e Michael Wesely, Cortesia de X Bienal de Arquitetura de São Paulo
Cortesia de X Bienal de Arquitetura de São Paulo

Quando participou da 25a Bienal de São Paulo, em 2002, o artista alemão Michael Wesely conheceu Brasília e se encantou pela cidade. Admirado diante de sua magnitude e elegância, perguntou pelos livros que documentariam essa experiência tão rica quanto recente – a cidade tem apenas 53 anos. E, surpreso diante da inexistência de tais documentos, como um Fitzcarraldo desembarcando em terras amazônicas, lançou-se à tarefa árdua de pesquisar e recuperar um imenso acervo de fotografias da construção da cidade, bem como de sua vida nos primeiros anos. A artista brasileira Lina Kim aderiu com paixão a essa missão histórica, e os dois juntos levantaram em torno de 200 mil fotos, restaurando meticulosamente a seleção que fizeram desse material. O resultado foi publicado pela editora Cosac Naify em 2010.

Por que vemos Brasília quase sempre em fotos desbotadas e em preto e branco se ela foi construída ontem? O Brasil é um país que não cultiva a memória, mesmo a mais recente. E, se estamos “condenados ao moderno”, como afirmou Mário Pedrosa, a própria modernidade cai no esquecimento à medida que se torna passado. É justamente contra essa tendência cultural entrópica e displicente que esse arquivo se levanta. Brasília é uma experiência-limite da modernidade, que não cessa de receber agressões e ameaças de descaracterização.

Ao longo desse ensaio visual, percorremos passo a passo a bela e violenta aventura da modernidade no Brasil: as árvores retorcidas do sertão, como à espera de seu sacrifício ritual, as veredas e as cachoeiras ainda virgens, a comitiva de Juscelino Kubitschek visitando a área, os índios e os candangos misturados, a poeira vermelha nos horizontes infinitos e nas grandes obras de terraplenagem, os cavalos, os tratores e os aviões, as formas modernas nascendo no meio do cerrado e seu contraste com os casebres de madeira feitos para alojar os trabalhadores, a dominância dos chapéus de aba larga em vez dos capacetes – essas e muitas outras imagens contam de modo pungente a saga de Brasília, atualizando-a diante de nós. Como reavaliar nosso legado moderno depois da morte de Lucio Costa e de Oscar Niemeyer? Já estamos em condições de superar a metáfora da condenação, tornando essa herança mais presente e, ao mesmo tempo, menos mítica. A exposição se completa com poderosas fotos atuais da dupla Kim-Wesely, captando a cidade em imagens de longa exposição (12 horas).

14/10/13
19h – Mesa redonda “Modos de ser moderno”

Participantes: Lina Kim e Michael Wesely

Mediação: Guilherme Wisnik

Local: Centro Universitário Maria Antônia

Rua Maria Antônia, 294, Consolação - São Paulo - SP, 01222-010 - (11) 3123-5200

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. " Mesa “Modos de ser moderno” com Lina Kim e Michael Wesely" 14 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/153388/mesa-modos-de-ser-moderno-com-lina-kim-e-michael-wesely> ISSN 0719-8906