O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outros Edifícios
  4. Dinamarca
  5. Christensen & Co Architects
  6. 2009
  7. Green Lighthouse / Christensen & Co Architects

Green Lighthouse / Christensen & Co Architects

Green Lighthouse / Christensen & Co Architects
Green Lighthouse / Christensen & Co Architects, © Adam Mørk
© Adam Mørk

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 19

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Green Lighthouse é o primeiro edifício público neutro em emissões de CO2 da Dinamarca e sede da Faculdade de Ciências da Universidade de Copenhague. O principal conceito de projeto deste edifício é o sol como fonte predominante de energia. 70% da redução do consumo de energia é uma consequência direta do projeto arquitetônico. "Com o sol como fonte predominante de energia, a forma circular do edifício e os dispositivos de sombreamento ajustáveis nas fachadas 'espelham' a trajetória solar em torno do edifício." É assim que Michael Christensen, arquiteto, diretor e fundador do escritório Christensen & Co. architects explica o conceito do novo edifício.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Para alcançar a neutralidade em carbono, muitas estratégias sustentáveis foram incorporadas ao projeto visando reduzir o consumo de energia e proporcionar um ambiente interno saudável para os estudantes e funcionários. O edifício está orientado para maximizar o ganho de energia solar, enquanto que as janelas e portas são recuadas e protegidas para minimizar o ganho de calor dentro do prédio. A abundância de luz e ventilação natural é garantida pelas aberturas zenitais VELUX cuidadosamente instaladas, pelas janelas Velfac e pelo generoso átrio. Foi empregada tecnologia de ponta para garanti o conforto dos usuários: sistemas de recuperação de calor, painéis fotovoltaicos, aquecimento solar, iluminação de LED, sistema de aquecimento geotérmico são apenas algumas das tecnologias que estão imperceptivelmente integradas ao edifício.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O conceito energético consiste em uma nova solução que utiliza o aquecimento do entorno (ao invés de eletricidade) para operar uma bomba de calor produzindo, assim, menos CO2. O conceito energético garante, também, o uso de energia solar tanto para resfriamento no verão quanto para aquecimento durante o inverno. Espera-se que o aquecimento seja gerado 35% pela energia solar, 55% pela bomba de calor, e o restante vindo diretamente do calor ambiente externo. A maior parte da eletricidade usada na iluminação e ventilação é gerada através de 45m² de células fotovoltaicas na cobertura. Aproximadamente 50% da energia consumida pelo edifício será proveniente de fontes renováveis. 

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Além de proporcionar espaços de interação social, o núcleo central age como um canal que leva de luz e ventilação ao interior do edifício. Todos os outros ambientes e funções se organizam ao redor deste espaço central que refletirá, através das aberturas zenitais, o movimento do sol no céu. O conceito arquitetônico desenvolvido para este edifício é a ideia de um relógio solar, designando a luz como um tema referente ao mundo da ciência. 

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O edifício serviu de vitrine para o tema "construção sustentável" na Conferência sobre o Clima das Nações Unidas em dezembro do ano passado. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Helge Sander, disse: "Todos os envolvidos com o projeto Green Lighthouse tem razões para estar orgulhosos. Esta é uma construção exemplar, consciente com o meio ambiente, que ajudará a trazer o foco para a experiência dinamarquesa durante a próxima cúpula climática. Ao mesmo tempo, o edifício serve de inspiração para outras universidade e construtores, contribuindo com o conhecimento da indústria da construção em termos de soluções sustentáveis."

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Christensen & Co Architects
Escritório
Cita: "Green Lighthouse / Christensen & Co Architects" [Green Lighthouse / Christensen & Co Architects] 09 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151717/green-lighthouse-christensen-and-co-architects> ISSN 0719-8906