O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. México
  5. Miguel Montor
  6. 2011
  7. Vespertinas Colégio Nuevo Continente / Miguel Montor

Vespertinas Colégio Nuevo Continente / Miguel Montor

Vespertinas Colégio Nuevo Continente / Miguel Montor
Vespertinas Colégio Nuevo Continente / Miguel Montor, © Alberto Moreno Guzmán
© Alberto Moreno Guzmán

© Alberto Moreno Guzmán © Alberto Moreno Guzmán © Alberto Moreno Guzmán © Alberto Moreno Guzmán + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Prolongación Zaragoza 61, Colonia la Capilla, 76176 Santiago de Querétaro, Querétaro, México
  • Colaborador

    Lorenzo Farfán
  • Projeto Estrutural

    Sergio Ruiz De Velasco
  • Construtor

    Juvencio Álvarez
  • Área

    2.400 m2
  • Ano do Projeto

    2011
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por razão das celebrações do 25° aniversário da fundação do Colégio Nuevo Continente, sede de Querétaro, foi desenvolvido um master plan dividido em etapas afim de atualizar as instalações do colégio. A reforma teve como premissas de projeto valores como a segurança, versatilidade, mobilidade e conforto para os estudantes.

Isométrico explodida
Isométrico explodida

A construção e a substituição dos edifícios de maneira gradual resultou ser um dos motores do projeto devido ao fluxo dos estudantes a serem abrigados enquanto suas próprias escolas eram atualizadas.

O primeiro desafio consistiu em relocar 400 estudantes e aproveitar recursos evitando construções provisórias. Assim, a resposta deveria ser um edifício suficientemente flexível que permitisse crescer e diminuir em espaços de maneira rápida e econômica para depois se converter em parte do programa final do colégio.

© Alberto Moreno Guzmán
© Alberto Moreno Guzmán

Atualmente o México apresenta problemas de obesidade tanto adulta como infantil muito sérios, é o assunto mais importante em termos de saúde pública e a primeira causa de morte. Assim, o primeiro edifício, além de cumprir um programa baseado na versatilidade dos espaços e nas condições climáticas do local, tenta responder essa temática social se colocando ao lado da área de esportes do colégio, a fim de incentivar visualmente a atividade física constante.

A primeira fase do master plan consiste de uma nave central de 12 x 100 metros que juntamente com os blocos laterais alcança 2.700 metros quadrados construídos, dividido em dois níveis.

© Alberto Moreno Guzmán
© Alberto Moreno Guzmán

O primeiro pavimento abriga os serviços de controle e sanitários, bem como um estacionamento para os funcionários administrativos. O traçado da via insinua o que será um circuito que permita o aluno subir e descer do transporte de maneira segura, cômoda e eficaz dentro das instalações do colégio, aliviando assim as vias de circulação do entorno.

O segundo pavimento responde ao desafio dos novos modelos educativos proporcionando uma galeria de 100 metros de comprimento conformado por 4 grande salas de aula, de 20 x 7 metros que se relacionam entre si através de seus vestíbulos e corredores laterais, que variam suas alturas entre 3,30 e 4,5 metros de altura. Cada uma delas é facilmente divisível entre 2, 3 ou 4 espaços sem perder suas propriedades de ventilação cruzada, iluminação natural e acesso independente. Essas estratégias favorecem e estimulam a aprendizagem e a automotivação em relação ao conhecimento. Os corredores absorvem uma dupla função ao percorrer todo o edifício em seu perímetro, convertendo-se numa graduação natural para os eventos esportivos.

© Alberto Moreno Guzmán
© Alberto Moreno Guzmán

O edifício em sua linguagem mantém o tom monumental que caracteriza a arquitetura mexicana, enquanto assume e expõe com força sua estrutura em concreto, a qual pouco a pouco desaparece em sua perspectiva frontal.

O contato com o entorno se mantém presente através de suas aberturas de 2,7 metros de altura e os tons quentes em madeira tropical das portas, bancos e jardineiras espalhados pelo pátio que fazem uma alusão à mãe terra.

Planta Baixa Primeiro Pavimento
Planta Baixa Primeiro Pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Miguel Montor
Escritório
Cita: "Vespertinas Colégio Nuevo Continente / Miguel Montor" [Vespertinas Colegio Nuevo Continente / Miguel Montor] 09 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151421/vespertinas-colegio-nuevo-continente-slash-miguel-montor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.