O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Encontro Internacional "Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar" da X Bienal de Arquitetura de São Paulo

Encontro Internacional "Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar" da X Bienal de Arquitetura de São Paulo

Encontro Internacional "Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar" da X Bienal de Arquitetura de São Paulo
Encontro Internacional "Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar" da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Cortesia de X Bienal de Arquitetura de São Paulo
Cortesia de X Bienal de Arquitetura de São Paulo

De 6 a 9 de novembro, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e o SESC São Paulo, apresentam o Encontro Internacional : " Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar", que acontece na X Bienal de Arquitetura de São Paulo. Sediado no SESC Pompeia, o evento gratuito e aberto ao público segue a proposta desta edição da Bienal, que é despertar na população um engajamento consciente nos processos de construção e fruição das cidades, apontando para a responsabilidade coletiva.

Durante quatro dias consecutivos, arquitetos, urbanistas e pensadores discutirão casos emblemáticos e contemporâneos sobre os usos, o crescimento e o envolvimento administrativo em grandes cidades. Também falarão sobre os impasses e as soluções urbanas atuais por meio de projetos, obras e experiências importantes das cenas urbanas do Brasil e do mundo. Assim, a partir do diálogo entre seus convidados, o Encontro Internacional pretende apontar desafios e vislumbrar possibilidades atuais.

Entre os convidados internacionais, estão Chip Lord, fundador e membro do coletivo Ant Farm (EUA) que fará a palestra de abertura, no dia 6; Michael Wolf, fotógrafo especializado em imagens da vida nas cidades contemporâneas (Alemanha); John Logan, professor de sociologia da Universidade de Brown e diretor da iniciativa S4 (EUA); Kyong Park, fundador do Centro Internacional de Ecologia Urbana, em Detroit (EUA). Também marcam presença os coletivos Supersudaca (América Latina), que foca seu trabalho em projetos relacionados à percepção pública de espaços coletivos; CRIT - Collective Research Initiatives Trust (Mumbai/Índia), envolvido em pesquisas de intervenções em espaços urbanos, principalmente nas áreas de habitação, periferias e urbanismo emergente; e Partizaning (Moscou/Rússia), que usa estratégias de intersecção entre a street art e o ativismo social.

PROGRAMAÇÃO

6 de novembro (quarta-feira)

19h - Sociedade de consumo em combustão - Palestra de abertura com Chip Lord  (Ant Farm - EUA)

Uma discussão sobre a convergência entre arte e arquitetura e o legado atual das vanguardas contraculturais dos anos 1960 e 1970. Chip Lord é um dos fundadores do coletivo norte-americano Ant Farm, baseado em Houston e em San Francisco. A conferência será precedida pela exibição do vídeo Media Burn (1975), em que um carro de corrida se choca contra uma pilha de televisores, incendiando-a. A discussão questiona o lugar da sociedade de consumo na arte e na cidade.

20h - Diálogo - Chip Lord conversa com os curadores da Bienal, Ligia Nobre e Guilherme Wisnik

7 de novembro (quinta-feira)

19h - Usos e desusos da cidade - Com Kyong Park (EUA), Marcos Rosa (RJ/SP/BERLIM) e Carlos Teixeira (Vazio S/A BH) - Mediação da curadora Ana Luiza Nobre

A mesa focará experiências cruzadas entre a produção de vazios urbanos nas cidades pós-industriais, as práticas informais de urbanismo ligados a ações cotidianas e a conexão entre mobilidade e espaços públicos (ou a ausência deles) em cidades como Detroit e Los Angeles.

8 de novembro (sexta-feira)

19h - Cidade como máquina do crescimento - Com John Logan (EUA), Michael Wolf (EUA), Mariana Fix (SP) e Paula Santoro (SP) - Mediação do curador Guilherme Wisnik

A discussão é baseada no conceito de cidade como máquina do crescimento, criado por Harvey Molotch e John Logan. Analisa as políticas urbanas que vigoram sob o neoliberalismo, e que transformaram a antiga regulação do crescimento urbano pelo planejamento moderno em liberação de restrições para o mercado, fazendo das cidades organismos voltados à pura obtenção de lucro.

9 de novembro (sábado)

14h - Espaço público e novas ferramentas de ação - Com os coletivos Supersudaca (América Latina, Partizaning (Rússia) e CRIT (Mumbai)  - Mediação da curadora Ligia Nobre

Debate sobre conceitos de espaço público e novas ferramentas de ação, comunicação e apropriação em cidades como Moscou, Mumbai e outras tantas na América Latina.

16h - A arquitetura de novos usos na cidade - Com Raimundo Bonfim (Brasil), Fernando Mello Franco (Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo) e Paula Miraglia (SP) - Mediação dos curadores Ligia Nobre e Guilherme Wisnik

Debate sobre a relação entre as políticas públicas para as cidades, com foco em São Paulo, colocando em diálogo diversos atores: governo, movimentos sociais e o terceiro setor. Estão em pauta temas como segurança, habitação, espaços públicos e infraestutura urbana.

Encontro Internacional com o tema Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar

Quando: de 6 a 9 de novembro, de quarta-feira a sábado.

Local: Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93 - Pompeia (Estação Água Branca da CPTM). Acesso gratuito.

Horários: consultar a programação.

Programação completa aqui: www.xbienaldearquitetura.org.br

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Encontro Internacional "Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar" da X Bienal de Arquitetura de São Paulo" 01 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/150178/encontro-internacional-cidade-modos-de-fazer-modos-de-usar-da-x-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906